Aguarde...

cotidiano

Atendimento médico nas UPAs aumenta 15% em uma semana

Nesta época do ano são comuns problemas respiratórios, viroses; agora, o Coronavírus têm levado muitas pessoas aos serviços de saúde

| ACidadeON/Araraquara

UPA Central de Araraquara estava lotada na manhã desta terça-feira (17) (Foto: Gabriela Martins)
 
As Unidades de Pronto Atendimento de Araraquara (UPAs) registraram aumento de 15% no atendimento nesta última semana, segundo a secretária de Saúde Eliana Honain.

Ela afirma que nesta época do ano são comuns doenças respiratórias e viroses e agora, com o Coronavírus, muitas pessoas estão buscando atendimento.   

Na manhã desta terça-feira (17), a reportagem do ACidadeON/Araraquara percorreu as unidades de saúde e o movimento estava grande. Relatos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também dão conta que não há vagas na UPA Central.

"A orientação é que se procure atendimento os casos graves, que é quando o paciente tem falta de ar e febre alta. Caso contrário a orientação é que o paciente fique em casa", diz ela.

Eliana ressalta que diariamente um comitê formado por agentes de saúde e secretários municipais se reúne para tomar as providência em relação ao combate ao Coronavírus. "Se houve necessidade vamos sim montar uma unidade especial para atender doentes".

SUS
Honain diz que tanto o Sistema Único de Saúde (SUS) quanto Araraquara, que no ano passado viveu uma epidemia de dengue, tem expertise para tratar de mais este enfrentamento na área da saúde.


Entenda

O Coronavírus causa infecção respiratória. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). Os principais sintomas são comuns de uma gripe, como dor no corpo, coriza, tosse e febre alta.

O que você precisa fazer
-Lavar muito bem as mãos várias vezes ao longo do dia;
-Cobrir o nariz ao tossir;
-Manter ambientes bem ventilados;
-Evitar aglomerações.

Mais do ACidade ON