Aguarde...

cotidiano

Vacina contra gripe esgota em poucas horas em Araraquara

Novos lotes devem chegar e a vacinação em idosos será retomada na quarta-feira (25) em todas as unidades de saúde

| ACidadeON/Araraquara

Vacinação acontece nas unidades de saúde e Sesa (Foto: Código 19)
Nesta segunda-feira (23) faltaram doses da vacina contra a gripe em alguns postos de saúde de Araraquara. Segundo a Vigilância Epidemiológica de Araraquara, o Ministério da Saúde e o Governo do Estado de São Paulo estão enviando as vacinas para os municípios de forma gradativa e, como a campanha foi antecipada, o laboratório do instituto Butantã ainda não havia concluído a produção.  

Diante deste quadro, Araraquara recebeu apenas 11 mil doses da vacina, o que representa 15% da população a ser imunizada.  

De acordo com secretária Eliana Honain, a campanha será retomada na quarta feira (25), já que a pasta vai irá receber na terça-feira (24) as demais doses da vacina.

"Amanhã [terça-feira] a nossa Diretoria Regional de Saúde (DRS) irá até São Paulo buscar as vacinas de Araraquara e região. Estaremos retornando com a vacinação na quarta-feira e vamos receber todas as semanas os lotes de vacina para ir cumprindo a nossa etapa", explica.

A secretaria pretende fazer casa a casa para vacinação de idosos acamados, com todo aparato necessário de segurança. Além disso, ainda essa semana será implantado o sistema drive-thru, em que os idosos vão até os pontos de vacinação e não precisam descer dos seus carros para serem imunizados. Além disso, no sábado os postos vão abrir para realizar a imunização das 7h às 13h.

A vacina não protege contra o coronavírus, mas imuniza contra o H1N1 a que pode ter consequências graves para a saúde.

"A gente precisa ter consciência de que o vírus do H1N1 circula no nosso meio e ele tem uma letalidade muito maior em todas as faixas etárias. Então precisamos, realmente, vacinar para prevenir do H1N1, que vai se confundir muito com o coronavírus.

Mais informações podem ser obtidas pelo 0800 771 7723.

Mais do ACidade ON