Aguarde...

cotidiano

Confira como se inscrever para ser agente 'anti-coronavírus'

Seleção será feita por telefone, nesta quinta (26) e sexta-feira (27); ao todo serão 400 contratações emergenciais

| ACidadeON/Araraquara

Prefeitura de Araraquara vai recrutar 400 apoiadores anti-coronavírus (Foto: Amanda Rocha/ACidadeON)
 

A Prefeitura abriu inscrições para a contratação emergencial de até 400 apoiadores no combate ao avanço do novo coronavírus, causador da doença Covid-19. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (16) 3301-5156, nesta quinta (26) e nesta sexta-feira (27), das 9h às 18h. 

Esses apoiadores vão auxiliar o Município na implantação dos hospitais de campanha, que são locais adequados para atendimento temporário. A iniciativa do prefeito Edinho, que institui o programa "Araraquara contra o Coronavírus", foi enviada como projeto de lei para apreciação da Câmara Municipal e aprovada na sessão ordinária de terça-feira (23).

Ao se inscrever, a pessoa deve informar o emprego ao qual está se candidatando, assim como a área em que pretende atuar. No caso do Apoiador de Limpeza, a área de atuação é a limpeza e a manutenção de próprios. Já o Apoiador de Construção Civil pode atuar como pedreiro, servente de pedreiro, encanador, pintor, carpinteiro, serralheiro e marceneiro.

"Precisamos dessas contratações emergenciais de profissionais da construção civil, porque vamos implantar hospitais de campanha e já estamos recebendo ligações de empresários e comerciantes do setor de material de construção que estão oferecendo doações para que a Prefeitura agilize essa implantação. Também vamos precisar de pessoal para trabalhar na limpeza do hospital e em outras ações que vamos adotar para combater o coronavírus", afirma Edinho.

"Ao mesmo tempo, por conta da necessidade do isolamento social e suspensão das atividades do comércio e outras atividades econômicas, a tendência é o agravamento do desemprego. Com essa medida, estamos criando até 400 vagas de emprego temporário na nossa cidade, metade para a construção civil e a outra metade para o setor de limpeza", acrescenta o prefeito.  

Galpão da antiga Novamoto será usado como hospital de campanha da covid-19 (Foto: Amanda Rocha/ACidade ON)


Quem pode participar
Para se candidatar, é preciso ser maior de 18 anos de idade. A escolaridade mínima exigida é ensino fundamental incompleto, com carga horária de até 40 horas semanais e remuneração mensal de R$ 1.045,00. As contratações serão definidas pelo Comitê de Contingência do Coronavírus do Município, que se reúne diariamente para deliberar medidas de combate às ações. Elas terão validade pelo período de seis meses, podendo ser prorrogadas por mais seis meses, dependendo da necessidade e da evolução da situação da pandemia em Araraquara.

Para ambos os empregos temporários, o candidato deverá comprovar experiência mínima de seis meses na função ou em atividades correlatas como auxiliar de limpezas gerais, pedreiro, encanador, pintor, carpinteiro, serralheiro e marceneiro. O candidato receberá auxílio-transporte por dia de trabalho realizado.

Na convocação para contratação, o candidato deverá apresentar RG, CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de endereço e Carteira de Trabalho, documento que comprove experiência de 6 meses na função para o qual está inscrito, certidão de nascimento de filhos menores de 18 anos e comprovante de renda familiar.

Os critérios de classificação serão socioeconômicos e atribuem pontuação de acordo com a vulnerabilidade social: 5 pontos para quem está desempregado há mais de 6 meses; 5 pontos para quem tem um dependente com idade inferior a 18 anos, 10 pontos para quem possui dois dependentes, 15 pontos para três dependentes e 20 pontos para quatro ou mais dependentes; 5 pontos para mulheres atendidas pelo Centro de Referência da Mulher; 5 pontos para egressos do sistema prisional; 10 pontos para participantes de programas sociais municipais como Apoiadores da dengue, Bolsa Cidadania e/ou PIIS-Frentes da Cidadania; 10 pontos para pessoa em situação de rua e/ou acolhida em serviços de acolhimento de pessoas em situação de rua; e 5 pontos para pessoa inscrita no Cadastro Único.

A convocação será realizada via telefone, através de comunicado publicado nos atos oficiais e por meio do site www.araraquara.sp.gov.br. Os chamados deverão comparecer no próximo dia 30 (segunda-feira) na sede da Coordenadoria de Recursos Humanos - Rua Voluntários da Pátria (Rua 5), nº 1435, no Centro.

Covid-19
A doença causada pelo novo coronavírus, a Covid-19, ainda não possui casos confirmados em Araraquara. São 25 casos sendo monitorados e aguardando resultados de exames, sendo nove pessoas internadas. Os demais estão sendo acompanhados em suas residências.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, são 57 mortes causadas pelo novo coronavírus e 2433 casos confirmados oficialmente até esta quarta-feira (25). Fazem parte do grupo de risco idosos (pessoas acima de 60 anos), pessoas com doenças autoimunes, imunossuprimidos, gestantes, lactantes e pessoas com doenças crônicas.

Entre os sintomas do novo coronavírus estão febre alta e persistente, tosse, cansaço e falta de ar. Para a prevenção da doença, o Ministério da Saúde recomenda a higienização frequente das mãos (com água e sabão ou álcool gel), manter os ambientes arejados e o isolamento social (prática seguida por diversos países do mundo), evitando aglomerações de pessoas.

A Prefeitura está com um serviço de atendimento e resolução de dúvidas da população por meio da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone 0800-771-7723, das 7h30 às 16h30. A recomendação é que qualquer morador que tiver algum sintoma ou precisar de orientação deve telefonar para a ouvidoria antes de procurar uma unidade de saúde.

Mais do ACidade ON