Aguarde...

cotidiano

Isolamento social fecha a semana na faixa dos 40% em Araraquara

Índice ainda é considerado baixo, já que a Organização Mundial da Saúde recomenda 60%

| ACidadeON/Araraquara

Fluxo de pessoas no Centro de Araraquara durante a semana; comércio funciona em esquema de entregas (Foto: Amanda Rocha)
 
O isolamento social em Araraquara continua baixo. Na semana passada não passou dos 41%, segundo dados do Governo do Estado.  

Em Araraquara desde o dia 1º de maio, o isolamento só ultrapassou os 50% em dois dias. No feriado do dia 1º, quando atingiu 52% e no Dia das Mães, 53%. No restante dos dias tem variado de 38% a 42%, o que é considerado muito baixo. A Organização Mundial de Saúde recomenda isolamento entre 60% e 70%.

"Temos batido na tecla do isolamento social porque ele é a forma mais eficaz de evitar o contágio e assim não sobrecarregar o sistema de saúde", diz Eliana Honain, secretária municipal de saúde.

O Governo do Estado estabeleceu os seguintes critérios para a flexibilização da quarentena: redução na transmissão do vírus por 14 dias seguidos, ocupação de leitos de UTI abaixo de 60% e isolamento social acima de 55%. "O plano para retomada será regionalizado, respeitando a realidade de cada região do estado", reforça o prefeito Edinho Silva (PT).


Mais do ACidade ON