Aguarde...

cotidiano

Quermesse de Santo Antônio acontecerá em sistema drive-thru

Atividades religiosas serão realizadas entre 30 de maio a 13 junho, com transmissão pela internet

| ACidadeON/Araraquara


Igreja na Vila Xavier iniciará festividades de Santo Antônio


Quem achou que este ano não aconteceria a tradicional festa em louvor a Santo Antônio, em Araraquara, se enganou. Ela a partir deste sábado (30), mas, de um jeito diferente, com todo o cuidado, respeitando as orientações das autoridades de Saúde para prevenção do novo coronavírus.

A celebração religiosa, que são as missas e a trezena, acontecerá apenas pela internet. As festividades, com atrações músicas não poderão ser realizadas para evitar aglomeração. Entretanto, os pratos típicos da festa vão poder ser servidos, mas, em sistema de drive-thru.

"O pessoal adquiri antecipadamente e já faço o convite para que, por favor, colaborem com a gente, passam por aqui ao lado da igreja e levam para casa, para um lanche ou jantar", explica o paróco da igreja, João Francisco Trovillo Morales.
 
As tradicionais barracas, neste ano, não serão montadas em frente a igreja. Toda comida será preparada na cozinha do salão da igreja. Entre os pratos que serão oferecidos estão pastel, caldo de mandioca e abóbora, cachorro quente, mini pizza, kafta, milho, bolos, chocolate quente, entre outros.  

Preparativos para celebração a Santo Antônio está a todo vapor (Foto: Paula Cardoso/CBN Araraquara)

 
A colaboradora, Maria Lucia Carnesseca Montoro, de 71 anos, explica que, por conta da pandemia da covid-19, poucos voluntários se colocaram a disposição e com isso, a produção dos pratos será feita por aproximadamente 20 pessoas.
 
"Temos a preocupação de colocar poucas pessoas dentro da cozinha no preparo dos alimentos, vamos fazer isso até em horários separados e na hora da distribuição pouca gente lá dentro, o essencial e colocar algumas pessoas do lado de fora para que façam o atendimento".   

Maria Lucia é voluntária há muito tempo nas festividades de Santo Antônio. Ela entende a necessidade de realizar o evento em novo formato,  em sistema de drive-thru. Porém, não consegue esconder a tristeza que sente.
 
"É um pouco triste, de certa forma, porque aquele modelo anterior era uma festa, uma confraternização, aquele movimento, música, reuniões de família nas barracas e mesas. Era tudo bonito de se ver", relembra.   

A entrega gratuita dos tradicionais pãezinhos também vai acontecer em sistema de drive-thru, assim como a entrega do bolo de Santo Antônio. Será em 13 de junho, data que a festa se encerra em comemoração ao dia de Santo Antônio.
 
Todos os alimentos oferecidos na festa sairão pelo preço de R$ 5. Os interessados em ajudar, consumindo os pratos típicos, devem comprar o ticket com antecipação, na secretaria da igreja, a partir do dia 30 de maio, das 8 às 17 horas. A retirada deve ser feita aos sábados, das 17 às 21 horas.  

Por causa da covid-19, celebração de missas serão feitas pela internet, diferente do habitual

 
MISSAS
Do dia 30 de maio a 13 de junho serão realizadas missas com a participação de padres da cidade e região. Ao todo serão 14 dias de celebração, sendo que em 13 de junho, serão realizadas três missas nos horários das 8, 15 e 19 horas.
 
Além disso, em 11 de junho, dia de Corpus Christi, também acontecerá uma procissão motorizada, onde os veículos irão percorrer as ruas do entorno da paróquia.
 
Toda a programação pode ser conferida através da página no Facebook, Santuário Santo Antônio Araraquara. A igreja está localizada na Avenida Santo Antônio, 317, Vila Xavier. O telefone de contato é o (16) 3114-8825.

Mais do ACidade ON