Aguarde...

cotidiano

Alunas da ETEC fazem vaquinha para ajudar amigos nas aulas online

Estudantes sem acesso a internet tem apoio de amigos através de projeto de Educação Solidária.

| ACidadeON/Araraquara

Alunas se solidarizam com colegas sem celular e internet para aulas onlines e fazem campanha (Foto: Pixabay)
A Educação a Distância (EAD) nunca foi tão presente na vida dos estudantes brasileiros. A pandemia do novo coronavírus provocou esta realidade não só nas escolas de ensino particular mas também na rede pública. 

Em Araraquara, a Etec Profª Anna de Oliveira Ferraz, conhecida como Escola Industrial, adotou o método de ensino a distância. Entretanto, há muitos alunos que não tem acesso a computadores e celulares com internet.

É o caso da aluna de 16 anos Isabela Elisa Costa. Ela cursa o ensino médio integrado ao técnico em administração. Isabela não tem computador e nem celular, por isso, sentiu muita dificuldade em acompanhar as aulas virtuais.

"No começo as colegas em enviavam as atividades e trabalhos nos celulares dos meus familiares mas as vezes não dava pra fazer porque moro na área rural, a internet não tem bom acesso, E também minha mãe as vezes não estava em casa pra eu usar o celular, e acabei tendo muita dificuldade" conta.

A alternativa foi aceitar a ajuda de amigos e familiares que tem aparelhos com acesso a internet. As alunas de 16 anos, Isadora Camille de Lima e Larissa Jardim Rodrigues, estudam com Isabela.  Ao verem a situação enfrentada pela amiga, elas decidiram ajudar.

Mas, o desafio maior das estudantes foi manter o pacote de internet no aparelho. Por isso, resolveram criar um projeto chamado "Educação solidária" para ajudar a amiga e outros estudantes na mesma situação.

Trata-se de uma conta online, onde as pessoas podem contribuir com a doação de chips de celulares que tenham pacote de internet , bem como aparelhos celulares ou uma quantia em dinheiro para aquisição dos aparelhos de doação.

E foi assim que elas ajudaram a amiga. Hoje, Isabela consegue de sua casa assistir as aulas online e enviar as atividades na plataforma da escola. A aluna diz que não esperava a ajuda e só tem a agradecer.

A coordenadora do curso, Ana Lia Silva Dentillo, conta que está orgulhosa de suas alunas, e frisa que iniciativa delas precisa ter continuidade para que mais estudantes tenham condições de realizar seus cursos.

"Nós ficamos muito felizes com essa iniciativa das alunas porque estamos fazendo esse levantamento dos alunos com dificuldades com acesso a internet, e estamos tentando resolver cada caso, mas muitos não moram em Araraquara também e até conseguir o acesso ao material é mais complicado"

Segundo levantamento da ETEC de Araraquara, dos 1.576 alunos ,157 não tem acesso a internet e nem um plano de dados no celular. A diretora da unidade, Luciane Thomazine Furtado explica que as atitudes de solidariedade, como as que as alunas tiveram é positiva e deve ser incentivada.

Ela diz que pensando na situação do momento, a escola também contribuiu oferecendo chips de celulares aos alunos e alternativas para que todos possam estudar.

"Além de utilizar a plataforma, disponibilizamos os trabalhos por e-mail, whatssap e até impresso onde o aluno vai até a escola buscar os trabalhos e depois tem uma data para entregar", diz.

Quem quiser contribuir doando celulares, chips de operadores com pacote de internet ou quantia em dinheiro, basta acessar o endereço da vakinha online.

Mais informaçoes também podem ser obtidas através das redes sociais, e email limaisadora162@gmail.com , telefone (16) (16) 997628264.


Mais do ACidade ON