Aguarde...

cotidiano

Cruzamentos de Araraquara recebem faixa exclusiva para motos

Iniciativa da Prefeitura pretende dar mais segurança no trânsito para motociclistas e usuários das vias públicas

| ACidadeON/Araraquara

Faixas exclusivas para motos estão sendo pintadas em diferentes pontos da cidade (Foto: Walter Strozzi/ACidade ON)
 

Cruzamentos com semáforos nas principais vias de Araraquara começaram a receber faixas de parada exclusiva para motos. A ação é da Prefeitura e visa aumentar a segurança de motociclistas e demais usuários das vias públicas da cidade.

Os primeiros locais a receberem as faixas exclusivas são a avenida Padre José de Anchieta e a rua Nove de Julho (Rua 2). Nos próximos dias, também receberão a nova sinalização outros importantes corredores da cidade, como a rua São Bento (Rua 3) e a avenida Bento de Abreu.

A nova sinalização feita no solo consiste em faixa de pedestre, faixa de retenção, área delimitada para motos, uma segunda faixa de retenção e espaço para os demais veículos. Com isso, fica criada uma área de acomodação para motos, que compreende a demarcação de um espaço exclusivo de espera para veículos de duas rodas junto aos semáforos, atrás da faixa de pedestre e à frente dos demais veículos, que devem respeitar a segunda faixa de retenção.

"A área reservada para que os motociclistas aguardem a abertura do semáforo tem o objetivo de prevenir acidentes nos primeiros momentos após a abertura do sinal a partir do distanciando dos carros. Devemos lembrar que os motociclistas são mais vulneráveis a acidentes", explica o coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro.

De acordo com ele, as pinturas são feitas durante o período noturno, quando o fluxo de veículos é menor, e a ideia é implantar a faixa de parada para motos em todos os cem cruzamentos semafóricos da cidade.

"Este é um projeto vem dando certo em outras cidades, como São Paulo e Madri, e que chega a Araraquara após indicações dos vereadores Juliana Damus e Gerson da Farmácia. A ideia é promover um trânsito mais seguro, diminuindo os índices de acidentes com condutores de moto", ressalta o coordenador.

Uma campanha educativa deve ser feita nos próximos dias a fim de conscientizar a população sobre a iniciativa.

Mais do ACidade ON