Aguarde...

cotidiano

Receita estima que 14% ainda não declarou IR em Araraquara

Segundo o órgão, das 54,5 mil declarações previstas, foram entregues até o momento 48,1 mil

| ACidadeON/Araraquara

Prazo para entrega das declarações termina nesta terça-feira (30) (Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)
 

Às vésperas de encerrar o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda, a Regional da Receita de Araraquara estima que 14% dos contribuintes ainda não entregaram suas declarações. 

Segundo o auditor fiscal da Receita Federal, Edson Ribeiro da Silva, somente em Araraquara, dos 56.504 previstos, foram entregues até agora 48.185.

"A gente tem aqui na região, um quantitativo de 85% das declarações entregues até a meia noite de ontem. Então está mais ou menos dentro do previsto", explica.

Silva explica que a regional de Araraquara abrange 23 cidades, entre elas, estão São Carlos e Matão, onde 87% das declarações previstas foram entregues. Já na cidade de Rio Claro, por exemplo, os números são menores, com 74% dos documentos.

Das 195.961 declarações previstas na regional de Araraquara, foram entregues até esta segunda-feira (29) 168.891. Ainda assim, o auditor fiscal acredita que até a meia noite desta terça-feira (30), os faltantes cumprirão com o prazo.

"A gente acredita que sim, porque normalmente muitas pessoas deixam para a última hora. Então a gente espera que nesta terça-feira (30) se tenha um balanço de mais ou menos 100% da previsão entregue até meia noite", afirma.

O representante da Receita dá orientações para o contribuinte que deixou para fazer a declaração de última hora.

"Tomar cuidado na hora do preenchimento, colocar somente aquelas despesas que efetivamente ocorreram e não esquecer, que se a pessoa tiver mais de uma fonte pagadora, de incluir todas as fontes pagadoras, inclusive de aluguéis recebidos, porque a Receita Federal possui um cruzamento de dados muito abrangente e qualquer declaração divergente dos dados que constam na base da Receita Federal vai fazer com que a declaração da pessoa entre em malha fiscal e ela será intimada para prestar os devidos esclarecimentos", ressalta.

A multa pra quem não fizer a declaração ou entregar fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74 e o valor máximo será correspondente a 20% do imposto devido. O contribuinte deve fazer a declaração através do aplicativo da Receita Federal

"O programa a ser baixado está no site da Receita, o contribuinte vai baixar o programa, preencher a declaração, transmitir a declaração e depois ele pode acompanhar o resultado do processamento, no próprio site da Receita", finaliza.

Mais do ACidade ON