Aguarde...

cotidiano

Araraquara pode ter o dia mais frio do ano neste sábado (4)

Segundo previsão da Somar, temperatura começa a cair nesta quarta-feira (1) registrando o fim de semana mais frio de 2020

| ACidadeON/Araraquara

Clima fica mais frio a partir das 21 horas desta terça-feira (30) em Araraquara (Foto: Amanda Rocha/ACidadeON)
 

Este final de semana promete ser o mais frio do ano em Araraquara e também na região. A temperatura vai começar a cair, também, em todo o estado de São Paulo a partir de hoje, podendo registrar mínimas abaixo dos 10 graus em algumas regiões já na quinta-feira. O sábado (4) será o dia mais frio do ano, quando a temperatura poderá chegar a 9 graus.  

O alerta vem da Defesa Civil, uma vez que o órgão estadual informou que haverá ainda ocorrência de pancadas de chuva, rajadas de vento e até raios em diferentes regiões.

De acordo com a meteorologista da Somar Meteorologia, Maria Clara Sassaki, a frente fria chega mais fraca ao Estado de São Paulo, vinda da região sul do Brasil, e terá pouca intensidade de chuva. A previsão é que a mudança do tempo comece hoje, com a incidência de ventos fortes que podem chegar a pelo menos 80 km/h, em Araraquara.

"No entanto, este sistema começa a perder intensidade já ao longo da quarta-feira, mesmo avançando aqui para o Sudeste, trazendo uma condição para rajadas de vento de moderada a forte intensidade, ele é um sistema que não traz um volume de chuva tão elevado quanto há na região Sul do Brasil, quanto no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Então ele chega aqui no Estado de São Paulo enfraquecido e o volume de chuva não será tão elevado como tivemos lá no Sul, mas tem alertas para rajadas de vento de moderada a forte intensidade, então áreas do interior do Estado podem registrar rajadas de mais de 80 quilômetros por hora, então são ventos fortes, principalmente na região de Araraquara", explica.

A meteorologista diz que depois do período das rajadas de vento, as temperaturas vão despencar entre quinta e sábado. A formação de granizo também é esperada.

"Não está descartada também eventual queda de granizo em algumas cidades do interior, podendo pegar até algumas cidades da região. E vale destacar também que depois dessa passagem deste sistema aí vem o frio intenso e as temperaturas vão cair bastante e de fato, pode ser a onda de frio mais intensa até o momento, a onda de frio mais forte deste ano de 2020, o sistema de maior intensidade do inverno, mas ele tem curta duração, pois deve durar o fim de semana e no domingo a temperatura já volta a subir. Olha, já na quinta-feira será possível sentir as temperaturas bastante baixas em Araraquara e todo o entorno da região Central. Entre quinta-feira e sábado serão os dias mais frios, sendo registradas as menores temperaturas do ano de 2020 até o momento", afirma.  

Em cidades da região que estão em um relevo mais alto, o frio deve ser mais intenso, como em São Carlos. No sábado, mesmo com a incidência de sol ao longo do dia, o clima ainda ficará gelado.

"Inclusive áreas mais altas podem até registrar valores menores. A região de Franca pode registrar em torno de 10 graus, a região de São Carlos em torno de 10 graus e Araraquara deve começar em torno de 11 graus, isso na sexta-feira. No sábado, que é o dia mais frio, a temperatura cai para 9 graus em São Carlos e na região de Araraquara termômetros em torno de 10 graus. É uma sensação de frio bastante intensa, mesmo durante a tarde a temperatura não sobe muito, os termômetros ficam em torno de 19 ou 20 graus na região de São Carlos e Araraquara. Mesmo com Sol, a temperatura não consegue subir tanto", finaliza. 

Nas regiões de Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Litoral Norte, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos e São José do Rio Preto, a temperatura mínima pode chegar entre 10ºC e 15ºC.

Mais do ACidade ON