Aguarde...

cotidiano

Moradores realizam primeira colheita na horta comunitária

Projeto 'Colhendo Dignidade' é desenvolvido pela Coordenadoria de Segurança Alimentar em parceria com o Daae

| ACidadeON/Araraquara

Moradores realizam primeira colheira na horta comunitária (Assessoria Prefeitura de Araraquara)
A comunidade do Jardim São Rafael realizou na última quarta-feira (5) a primeira colheita do Programa Municipal de Hortas Urbanas Comunitárias "Colhendo Dignidade", desenvolvido pela Prefeitura (por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar, vinculada à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social) e pelo Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos).

A horta do São Rafael, iniciada no ano passado, ocupa um espaço de 900 m² ao lado do CEU das Artes, em um local que antes estava ocioso e, agora, garante alimentação de qualidade para a população Prefeitura e Daae investiram R$ 25 mil na preparação e no sistema de irrigação do terreno.

Foram colhidos frutas, legumes e verduras, que passam a compor as cestas a serem entregues aos participantes do projeto. Todo o processo de plantio, cultivo e colheita teve apoio técnico da Prefeitura, já que os moradores frequentaram cursos de formação.

"Era uma área completamente abandonada, juntamos a comunidade e organizamos, com muito trabalho e dedicação da população. Estamos colhendo os frutos graças ao empenho de todos os moradores. É um projeto que cumpre o papel da alimentação saudável e de qualidade", afirmou o coordenador de Segurança Alimentar, Marcelo Mazeta.

Participante do projeto, a educadora social Estela Maris da Silva de Mello, moradora do Jardim São Rafael afirma que estar colhendo os frutos é uma emoção. "É o trabalho de mulheres guerreiras que estão aqui todos os dias às 6h30. É bem emocionante. Eu não sabia nada e aprendi muito. Tem todo o processo de regular o pH da terra, colocar o esterco, plantar", finaliza.


Mais do ACidade ON