Aguarde...

cotidiano

Bomba queima e 16 mil moradores estão sem água em Américo

Desde sábado que os bairros mais populosos da cidade vizinha estão passando um sufoco com a falta de água; Prefeitura diz que o problema será resolvido ainda nesta segunda-feira (14)

| ACidadeON/Araraquara

Bomba de reservatório de Américo deixa moradores sem água (Foto: Reprodução)
 
Cerca de 16 mil moradores de Américo Brasiliense estão passando um sufoco com a falta de água nos bairros, Centro, Luiz Ometto, Jardim Planalto e arredores. Desde o último sábado (12), que uma bomba de água queimou e interrompeu o abastecimento.  

Américo Brasiliense, cidade vizinha à Araraquara, tem cerca de 40 mil habitantes e os bairros atingidos são os mais populosos.  

Nas redes sociais as reclamações tomaram conta.  "É um descaso com a população. Cheguei do trabalho e não consigo tomar banho. Muito complicado", diz a moradora Flavia Silva, no facebook da Prefeitura de Américo.

"É um descaso, sem desculpa e sem compreensão", diz ainda a moradora Nair Gomes.

ENTENDA  
Luiz Estevão, diretor do Departamento Água e Esgoto de Américo Brasiliense (Daema), explica que a bomba queimada é responsável por 70% do reservatório, que tem capacidade total de 2,5 milhões de litros de água.  

"É um poço muito profundo e com a queima desta bomba, infelizmente o abastecimento ficou comprometido e a situação é complicada", diz.  

A troca da bomba será realizada nesta segunda-feira (14) por uma empresa terceirizada. A previsão é que na madrugada de terça-feira (15), todo o reservatório esteja funcionando e o abastecimento normalizado.  

Para a troca da bomba, ainda nesta segunda-feira, os moradores devem ficar sem água até ás 10h e depois das 13h às 18h.   
 
TEMPO SECO
Estevão pede que mesmo com a bomba funcionando, a população evite o desperdício de água, para que não haja racionamento devido ao tempo seco. 

Outra questão que ele ressalta é o problema das queimadas. "No final de agosto colocam fogo em uma mata e atingiu a rede elétrica. Isso resultou em um problema na bomba e que neste final de semana acabou parando de vez. A população precisa ficar atenta e estas questões", reforça.

Mais do ACidade ON