Aguarde...

cotidiano

Araraquara atinge meta do Ideb apenas no ensino médio

No ensino fundamental a média conquistada pelas escolas de Araraquara está abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Educação

| ACidadeON/Araraquara

Desempenho das escolas de ensino fundamental está abaixo da meta do Iden (Foto: Divulgação/Governo de SP)
 
A rede pública de ensino de Araraquara superou a meta Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) prevista para as suas escolas de ensino médio em 2019, mas não conseguiram atingir o mesmo desempenho no ensino fundamental.

O índice, que avalia o desenvolvimento da educação básica brasileira, foi divulgado nesta semana pelo Ministério da Educação. O levantamento é feito a cada dois anos desde 2005. 

Em 2019, o Brasil bateu a meta para os primeiros anos de aprendizagem (até o 5ª ano) pela sétima vez seguida, mas Araraquara não atingiu a meta estipulada para esse ano que era de 6.9, ficando em 6.7. A última vez que o município ficou dentro da meta para os primeiros anos do ensino básico foi em 2015.  

Médi do Ideb em Araraquara x Meta estipulada (Arte: ACidadeON)

ENSINO FUNDAMENTAL 
Nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), o Brasil não atingiu o mínimo proposto para a avaliação pela quarta vez consecutiva.  

Araraquara que nunca atingiu a meta dos últimos anos do ensino fundamental desde que o Ideb foi criado em 2005. Neste último levantamento, o resultado foi de 5.3, enquanto a meta estipulada era de 6.4.

ENSINO MÉDIO   
No ensino médio, a avaliação geral da educação do Brasil ficou longe da meta, mas este foi o único índice que Araraquara foi bem avaliada, com média de 4.7, quando a meta estimada era de 4.2. 

A média estadual foi 4,3 em 2019. São Paulo permanece em 5º lugar no ranking entre os estados. 

BOAS ESCOLAS 
Para o Subsecretário de Articulação Regional da Secretaria de Educação, Henrique Pimentel Filho, é desafiador identificar os motivos das escolas não alcançarem os resultados projetos regionalmente, mas ele ressaltou que Araraquara tem escolas que figuram entre as melhores do estado no Ideb.

"O que podemos fazer é aproveitar o que estas escolas estão fazendo e gerar uma melhora em outras escolas que estão longe dessa meta", afirma. 

AVALIAÇÃO 
Feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), o Ideb é um índice de 0 a 10, calculado com base em dois fatores: índices de aprovação/reprovação dos alunos e de abandono dos estudos, medidos no Censo Escolar; notas em provas de português e de matemática no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).  

Para ter um bom Ideb, é preciso ter baixas taxas de reprovação e de abandono de estudos, além de resultados satisfatórios no Saeb. Essa avaliação é aplicada a cada dois anos, em algumas etapas escolares: 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental, e 3º ano do ensino médio.

Mais do ACidade ON