Aguarde...

cotidiano

Fila para renovação de CNH em Araraquara está em dezembro

Entretanto, Poupatempo alerta que renovação simples de CNH pode ser feita online de maneira prática e rápida

| ACidadeON/Araraquara

Poupatempo de Araraquara está atendendo presencial, mas muitos serviços podem ser feitos online (Foto: Divulgação)
 
O Poupatempo de Araraquara retornou às atividades no mês de agosto depois de meses com as portas fechadas em razão da pandemia do coronavírus. Com isso, apenas alguns serviços que estavam represados retornaram, porém com um time de funcionários reduzido e a necessidade de agendamento prévio.

Quem precisa renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), fazendo alterações no documento, por exemplo, está com o agendamento do serviço previsto só para dezembro. Esse é o caso de Leandro Silva, de 29 anos. "Marquei para renovar a carteira de motorista, mas só vou conseguir em dezembro", diz ele.

Segundo a gerente do Poupatempo, Cândida Rocha, apenas os serviços que exigem, obrigatoriamente, o comparecimento do interessado estão sendo feitos presencialmente. Em caso de renovação simplificada da CNH, o serviço pode ser feito pelo próprio site de Poupatempo.
 
"Muitas pessoas que estão reclamando, mas poderiam estar fazendo pelo meio digital. A CNH é renovada facilmente pelo site do Detran. Lá dá para marcar o médico, pagar a renovação e a pessoa já recebe um código para baixar a nova carteira", diz Cândida.

Com esse código em mãos, o condutor poderá baixar a carteira já renovada utilizando o aplicativo "CDT - Carteira Digital de Trânsito". Ela tem a mesma validade legal da convencional. Depois de alguns dias, a versão física do documento chegará no mesmo endereço cadastrado no Detran.

SEM PRESSA  
A gerente do Poupatempo reforça que não é preciso pressa para renovar. Ainda está em vigor a resolução número 185 do Departamento Nacional de Trânsito, que suspende o vencimento de carteiras de habilitação que venceram no período da pandemia.

"Em 2019 atendíamos cerca de 1,1 mil por dia em Araraquara, por isso, não voltamos com todos os serviços, ainda é muito perigoso por causa da contaminação", diz ela.

Em Araraquara, o Poupatempo atendeu uma média de 1.100 por dia no ano passado. Desde que voltou a abrir as portas, em agosto, com uma equipe reduzida, foram aproximadamente 5 mil pessoas atendidas.

O site do poupatempo, para consultar os serviços disponíveis, é www.poupatempo.sp.gov.br. Outras informações podem ser obtidas pelo (16) 3301-1659. 

ENTENDA A RENOVAÇÃO DE CNH ONLINE 
Renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é possível pelos canais digitais oferecidos pelo Detran.SP por meio da plataforma do Poupatempo www.poupatempo.sp.gov.br. Após sua emissão, o documento será disponibilizado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Para retirar a versão impressa é necessário agendamento nos canais eletrônicos.

O processo eletrônico é simples e vale para todas as categorias de CNH e está disponível para quem não quer alterar dados no documento e aqueles que não estejam com a habilitação suspensa ou cassada. Basta acessar o portal do Poupatempo ou o aplicativo Poupatempo Digital e selecionar a opção Renovação de CNH.

Para aqueles que já desejam fazer a CNH digital, após concluir o processo e realizar o pagamento da taxa de emissão do documento, o cidadão receberá um código por email e poderá baixar o documento online pelo aplicativo CDT (Carteira Nacional de Trânsito), da SERPRO (empresa de tecnologia do governo federal). A validade da CNH digital, que ficará armazenada no celular do usuário, é a mesma da impressa e tem o mesmo valor jurídico.

Mais do ACidade ON