Aguarde...

cotidiano

Unidade de Saúde do Melhado começa a receber suspeitos com covid-19

Os pacientes são encaminhados pela UPA da Vila Xavier que é o polo de triagem de atendimento

| ACidadeON/Araraquara

Unidade de Saúde do Melhado começa a receber suspeitos com covid-19
Começa a funcionar nesta segunda feira (16), duas alas da Unidade de Saúde do Melhado Antigo Pronto Socorro, em Araraquara. A ideia é que o local sirva de apoio no combate à pandemia do coronavírus. 

De acordo com a secretária de Saúde, Eliana Honain, a princípio, 21 leitos darão suporte aos atendimentos da Unidade de Pronto Atendimento de Araraquara (UPA) da Vila Xavier, que é o polo de triagem de atendimento da covid-19 na cidade. 

"Estão fazendo o papel que fazia a igreja dos mormos, então são 18 leitos de estabilização e três de UTI [Unidade de Pronto Atendimento]. Então, hoje, os pacientes são referenciados a UPA da Vila Xavier, para aguardar a necessidade de uma internação".  

As duas alas fazem parte da unidade de estabilização e retaguarda pro sistema de urgência e emergência de Araraquara. 

Elas passaram pelo processo de limpeza e desinfecção no último final de semana pra que fosse possível iniciar os atendimentos às 7 da manhã desta segunda feira. 

"A unidade passou pelo processo de desinfecção e sanitização no final de semana. Teremos duas alas de atendimento para pacientes com covid, ou seja, são 18 quartos individualizados e com banheiro e mais três leitos de UTI. O restante da estrutura do Melhado deve ficar pronta até janeiro. Vamos estudar como funcionará a unidade, pois tem uma estrutura extremamente importante para dar retaguarda as UPAS".  

A secretaria da saúde explicou ainda que no local irão trabalhar aproximadamente 70 pessoas, entre equipes de enfermagem e médica. Além disso, estão disponíveis respiradores e monitores, pra que ninguém corra risco de perder a vida. 

Vale lembrar que as pessoas que apresentarem sintomas gripais ou suspeita de covid-19 devem ir direto na upa da Vila Xavier, que é o polo de triagem de atendimento.
A unidade do Melhado apenas receberá pacientes transferidos da Vila Xavier e que estejam precisando de cuidados enquanto aguardam o diagnóstico.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON