Aguarde...

cotidiano

Araraquara registra aumento da contaminação de covid-19

A média móvel de casos passou de 19 para 40 em menos de um mês

| ACidadeON/Araraquara

Média móvel aumentou em Araraquara nas últimas semanas - Foto: Divulgação/ Prefeitura de Ibaté
A média móvel de casos de covid-19 cresceu em Araraquara nas últimas semanas. Segundo dados divulgados pela Prefeitura, no dia 9 de novembro a média do município estava em 19,7 casos; no dia 15, esse número subiu para 38,7; e em 18 de novembro chegou aos 40,3.  

Com a média Móvel, ao invés de contabilizar apenas os casos registrados nas últimas 24 horas, ela analisa a soma dos dados mais recentes com os dos seis dias anteriores, dividindo o resultado por sete. 

De acordo com a secretária de Saúde, Eliana Honain, a média móvel mostra que ainda há transmissão em Araraquara e o aumento se refere ao reflexo do feriado de finados. "O que mais nos preocupa são essas contaminações que acabam discriminando dentro das próprias famílias. Um membro que se contamina, tem praticamente uma projeção geométrica", explica.
Ainda de acordo com a secretária, quando há esse tipo de aumento, a fiscalização é intensificada, por conta da flexibilização. Além disso, as campanhas são reforçadas junto a população para que - preferencialmente - deixem de sair de casa quando possível, usem sempre a máscara.  

"Esse aumento ascende um sinal de alerta dizendo que a qualquer momento as flexibilizações podem ser retornadas para outro patamar, diminuindo esse processo de flexibilização". 

PLANO SÃO PAULO
Araraquara segue desde julho na fase Amarela do Plano São Paulo e vem afrouxando o cinto ao longo dos meses. Para a secretária, esse aumento também pode ter relação com as flexibilizações.  

"As flexibilizações demonstram que, muitas vezes, a transmissão aumenta consideravelmente e as pessoas passam a achar que, com a flexibilização podem relaxar com relação aos cuidados de prevenção. Como por exemplo, deixar de usar a máscara. Aqui no município aplicamos 20 multas por conta disso", ressalta.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON