Aguarde...

cotidiano

Araraquara terá 14 feriados e pontos facultativos em 2021

Para os empresários locais a parada significa prejuízo; veja a lista dos feriados e pontos facultativos deste ano

| ACidadeON/Araraquara

Comércio fecha em feriados e pontos facultativos (Foto: Amanda Rocha)
 
O ano de 2021 deverá ser de desafio para os empresários araraquarenses. Além de tentar reduzir os impactos provocados pela pandemia da covid-19 na economia, a classe terá pela frente, também, os feriados previstos para o próximo ano. Para o setor do comércio varejista, as portas fechadas são sinônimo de prejuízo.

No total, serão onze feriados e pontos facultativos nacionais no ano que vem. Quatro desses serão prolongados, como o dia 1 de janeiro (Dia da Confraternização Universal); 16 de fevereiro (Carnaval); 2 de abril (Sexta-feira Santa) e 15 de novembro (Proclamação da República).

Cinco cairão em dias úteis, como 21 de abril (Dia de Tiradentes); 3 de julho (Corpus Christi); 7 de setembro (Dia da Independência); 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida) e 2 de outubro (Dia de Finados). Outros dois cairão em finais de semana, como o 1 de maio (Dia do Trabalho) e 25 de dezembro (Natal)

Para o presidente do Sincomercio Araraquara, Antonio Deliza, os feriados em dias úteis e prolongados prejudicam as vendas e a retomada da economia, principalmente para o comércio de rua. Para ele, o Congresso deveria rever as datas.  

"Atrapalha muito o comércio, principalmente o comércio de rua, que não podem trabalhar. Em ano de pandemia, a sugestão que eu daria para o Congresso Nacional é que se guardasse os três mais importantes e no restante houvesse um acordo para poder trabalhar", diz ele.

Além dos feriados nacionais, há o feriado estadual de 9 de julho (Dia da Revolução Constitucionalista de 1932), que cai em uma sexta-feira e dois que são municipais: 22 de agosto (Dia do Aniversário de Araraquara), um domingo e 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), um sábado.

Para o presidente de Associação Comercial e Industrial de Araraquara, José Janone Júnior, os feriados em dias úteis quebram a rotina de vendas, prejudicando novos negócios.

"Tem muitas coisas que poderiam ser feitas para evitar prejuízos, como empurrar para segundas, por exemplo, ou ainda acabar com os feriados municipais, por exemplo. Um dia de porta fechada é um dia perdido. Esse excesso de feriados é ruim para todos".

Criado pelo senador Dário Berger (MDB/SC), o projeto de lei que estabelece que se comemore por antecipação, nas segundas-feiras, os feriados que caírem nos demais dias da semana, com exceção dos que ocorrerem nos sábados e domingos, foi aprovado pelos senadores e está, agora em tramitação na Câmara dos Deputados.  

 

Lista de feriados nacionais em 2021
- 1º de janeiro (sexta): Confraternização Universal
- 2, 3 e 4 de abril (sexta a domingo): Paixão de Cristo é dia 2
- 21 de abril (terça-feira): Tiradentes
- 1º de maio (sábado): Dia Mundial do Trabalho
- 7 de setembro (terça-feira): Independência do Brasil
- 12 de outubro (terça-feira): Nossa Senhora Aparecida
- 2 de novembro (terça-feira): Finados
- 13, 14 e 15 de novembro (sábado, domingo e segunda): Proclamação da República é dia 15
- 25, 26 e 27 de dezembro (quinta a sábado): Natal é dia 25 

Lista de pontos facultativos nacionais em 2021
- 13 a 17 de fevereiro (sábado a quarta): Carnaval é ponto facultativo o dia inteiro na segunda e na terça-feira e até as 14h na Quarta-Feria de Cinzas
- 3 junho (quinta-feira): Corpus Christi
- 28 de outubro (quinta): Dia do Servidor Público
- 24 de dezembro (sexta-feira): véspera de Natal ponto facultativo após as 14h
- 31 de dezembro (sexta-feira): véspera de Ano Novo ponto facultativo após as 14h


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON