Aguarde...

cotidiano

Projeto da Unesp sobre vacina para o HPV precisa de voluntários

Estudo epidemiológico quer mapear a aderência da vacinação em Araraquara e região; projeto será levado para 12 escolas

| ACidadeON/Araraquara

Projeto de extensão sobre a vacina de HPV precisa de voluntário (Foto: Reuters/Agência Brasil)
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP de Araraquara está precisando de voluntários para dar continuidade ao projeto de extensão sobre conscientização da vacina para o HPV. Podem participar alunos de graduação na área da saúde, pós-graduação e também da Faculdade de Ciências e Letras. 

A fase preparatória do projeto "Aderência da Vacinação para o HPV em Araraquara e Região: um estudo epidemiológico" tem início nesta segunda-feira (11) e segue até o dia 3 de maio. Serão realizados seminários todas as segundas-feiras, das 17 às 18:30h.  

Esta fase do trabalho é voltada ao estudo de artigos científicos e palestras para professores, adolescentes, pais e responsáveis. No segundo semestre, tem início o trabalho de campo.
De agosto a novembro, serão realizadas palestras educativas e aplicação de questionários em 12 escolas de Araraquara, Américo Brasiliense, Motuca, Rincão e Santa Lúcia. 

O projeto também consiste em campanhas educativas, com a entrega de folhetos informativos e um guia rápido, sobre o câncer, o vírus e a vacina. Além de jogos para crianças e adolescentes. 

Segundo a professora Christiane Pienna Soares, o trabalho de equipe começou em 2020 e a fase preparatória foi desenvolvida virtualmente em função da pandemia do novo coronavírus, mas será retomado este ano. "Nós não pudemos desenvolvê-lo no ano passado porque as escolas estavam fechadas", explica.  

O grupo também criou uma nas redes sociais para divulgação científica séria, na tentativa de combater as fake news. 

A professora destaca a importância do projeto devido à baixa coberta vacinal para o HPV, em Araraquara e região.  

Para participar do projeto, é preciso que o aluno interessando envie um e-mail para christiane.p.soares@unesp.br com os dados pessoais, informações sobre o curso e a universidade, além de um contato telefônico.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON