Aguarde...

cotidiano

Como manter a saúde do corpo e da mente durante o isolamento

O médico Henrique Carrascossi dá dicas para os araraquarenses manterem a saúde e a calma durante os dias de quarentena mais severa

| ACidadeON/Araraquara

 

Como manter a saúde durante o isolamento (Foto: Reprodução)

Araraquara vive um momento crítico da pandemia do coronavírus. O aumento no número de casos, doentes e mortes fez com que medidas mais rígidas fossem tomadas em relação a quarentena.  

Em casa, os araraquarenses seguem no desafio de manter o distanciamento, os cuidados sanitários e a saúde. 

"Com o agravamento da pandemia, com certeza o que mais se gerou foi o pânico e as pessoas se desiquilibraram emocionalmente. Por isso, a maior dica é manter a calma, manter a saúde emocional. Sabemos que as pessoas que não conseguem manter a saúde emocional adoecem mais", diz o médico nefrologista Henrique Carrascossi. 

Ele explica que o sistema imunológico está ligado a saúde emocional. "Só da pessoa manter pensamentos positivos, a saúde vai estar melhor e a pessoas estará mais preparada para enfrentar situações mais complicadas". 

Outros pontos são destacados pelo médico para melhorar a saúde. "Vejo essa quarentena também como oportunidade para as pessoas ficarem em casa e fazer o que não tinha tempo antes. Reflita sobre algo, arrume um armário, leia um livro, dê valor as pessoas que convivem com você. Dê mais atenção ao filho, a esposa, ao marido, aproveitar este tempo é saudável e traz bem estar, libera endorfina que são substancias que melhorem a imunidade". 

ALIMENTAÇÃO AJUDA  
Manter uma alimentação saudável por mais difícil que seja neste período também pode ser essencial para o sistema imunológico. "As vitaminas importantes que o nosso organismo precisa estão em frutas, hortaliças, uma alimentação saudável é aliada para manter o sistema imunológico sadio", diz Carrascossi. 
 
É importante que as pessoas mantenham a rotina de fazer as principais refeições do seu dia, café da manhã, almoço e jantar, adequadamente. Como se estivesse na rotina anterior.

"Evitar os excessos de açúcar, sal e bebidas alcoólicas ajuda o organismo", reforça.

MOVIMENTO     
Fazer uma atividade física, que seja uma caminhada pelo quintal também é um ponto destacado pelo médico. "Qualquer atividade ajuda a preparar o organismo para enfrentar problemas, como uma infecção causada pela covid-19", diz. 
 
"Em relação a saúde ainda é importante que a pessoa não deixe de tomar remédios para tratamentos crônicos, para assim, não desenvolver outras doenças neste período", diz o médico.

"E quem puder fique em casa, se cuide, cuide das pessoas próximas. E sempre que precisar procure ajuda médica".


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON