Aguarde...

cotidiano

Moradores reclamam de bairro 'fora do mapa' em Araraquara

Residencial Jatobá, na região Leste da cidade, não possui placas nas ruas e definição de posto de Saúde

| ACidadeON/Araraquara

Unidade de Saúde do Altos de Pinheiros está praticamente no residencial Jatobá (Foto: Walter Strozzi/ACidade ON)
 

Usar transporte público, pedir delivery, carro por aplicativo e até mesmo receber correspondência é um drama para quem reside no Residencial Jabotá, na região Leste de Araraquara. 

Praticamente 'fora do mapa', por não ter placas de identificação nas ruas, os moradores também enfrentam dificuldade para receber atendimento médico na unidade de Saúde que fica a poucos metros de suas casas. 

"A principal dificuldade é a saúde, pois não podemos passar no posto. Mesmo morando a dois quarteirões eles falam que não temos direito, para procurar o bairro mais próximo, que é o Parque São Paulo, onde também não aceitam a gente", explica a cuidadora de idosos, Regiane de Almeida da Silva, de 34 anos.   


Moradores reclamam que bairro está 'fora do mapa' por ausência de sinalização e saúde (Foto: Reprodução Google Maps)

Segundo a moradora, que se mudou há quatro meses, a orientação recebida é procurar atendimento médico em seu antigo bairro. Em sua avaliação, isso não pode ocorrer. "Moramos aqui, temos que ter direito a usar a Saúde no bairro", ressalta. 

Há ainda relato de ausência de transporte público, por chegar em apenas parte do bairro vizinho. Para suprir as necessidades, as pessoas caminham diariamente até o ponto mais próximo de suas residências, às vezes por ruas escuras. 

"Transporte público só vai até alguns quarteirões, mas não chega aqui e dificulta muito, pois tem pessoas que usam para trabalhar e chega às vezes tarde e precisa andar por suas sem iluminação", afirma.  

Sem sinalização, moradores improvisam na indicação das ruas (Foto: Walter Strozzi/ACidade ON)

Regiane de Almeida Silva relata ainda que devido à falta de identificação nas ruas causa transtornos, pois ficam fora de GPS, mapas, aplicativos e até mesmo Correios.  

"É difícil de achar, mas engraçado é que as contas de água e energia chegam e com preço absurdo". 

Somente em 2021, oito indicações da Câmara Municipal endereçadas à Prefeitura são referentes ao problema enfrentado por moradores do Residencial Jatobá. 

Os documentos são assinados por Marchese da Rádio (Patriota), Thainara Faria (PT), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB) e Rafael de Angeli (PSDB).  

Em parte do bairro residências ainda estão em construção (Foto: Walter Strozzi/ACidade ON)

O QUE DIZ A PREFEITURA?
Procurada, a Prefeitura de Araraquara respondeu apenas sobre o transporte coletivo no bairro e a instalação de placas de sinalização. A pauta da Saúde não foi respondida pela secretaria de Comunicação. 

Em nota, a coordenadoria de Mobilidade Urbana afirma que atualmente o residencial Jatobá é atendido por uma linha que acessa o bairro até a Avenida Carlos Bersanetti Filho. 

Segundo o órgão, será feito um acompanhamento in loco dessa demanda, seguindo os padrões técnicos e de segurança, para assim proceder a atenção necessária. 

"Vale ressalta que, para qualquer mudança de um itinerário pré-existente, é necessário que haja polo gerador de demanda que a justifique, pois é uma medida que gera automaticamente mudança em toda a tabela de horários, com diferentes partidas e chegadas aos pontos finais da linha e no Terminal Central, podendo ainda gerar novos intervalos entre carros da linha, causando, portanto, inúmeros transtornos para os demais usuários, que já tem suas rotinas adequadas às tabelas existentes", diz a nota. 

Sobre as placas de denominação nas ruas, a administração municipal afirma que teve início na semana passada, pela região Norte da cidade, a instalação de 400 novas placas em ruas. 

Ainda de acordo com a Prefeitura, concluída a instalação na zona Norte, um novo cronograma deve ser divulgado, porém, não estipula um prazo para que seja contemplado o Jatobá. 

"A medida visa atender a carência por placas com nomes das ruas em vários bairros, inclusive o Residencial Jatobá", finaliza. 

PARTICIPE 'DIRETO DO ZAP'
Você também pode contribuir com o jornalismo do ACidade ON, através do 'Direto do Zap'. Tem problemas no seu bairro? Envie um WhatsApp para o número (16) 99187 7984. 

Mande áudio com seu nome completo e todas as informações. Faça fotos do local e, se possível, vídeos - utilizando sempre o celular deitado.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON