Aguarde...

cotidiano

Série de TV destaca escola da zona rural de Araraquara

Escola do Campo Hermínio Pagotto é destaque em série documental que apresenta iniciativas inovadoras de Educação em todo o Brasil

| ACidadeON/Araraquara

Sementes da Educação_ Escola do Campo Herminio Pagotto (Foto: Divulgação)
A Escola do Campo Professor Hermínio Pagotto, localizada no Assentamento Bela Vista, na zona rural de Araraquara, é destaque nacional novamente.  

A unidade será retratada na série documental "Sementes da Educação", que traz à tona iniciativas inovadoras na área da Educação em todo o Brasil.

O programa é uma produção original da Oz Produtora, realizada com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, da Agência Nacional de Cinema (Ancine).  

A experiência pedagógica de Araraquara será apresentada no primeiro dos 13 episódios do programa, que busca valorizar projetos bem-sucedidos de Educação e mostrar a importância da integração das escolas com a comunidade local. 

PROPOSTA PEDAGÓGICA
Graças a sua proposta pedagógica diferenciada, que valoriza os saberes tradicionais e reforça nos alunos o sentimento de orgulho e pertencimento ao campo, a escola Hermínio Pagotto vem ganhando elogios de especialistas, reconhecimento de entidades do setor da Educação e conquistando prêmios.

A unidade cercada por jardins, hortas e viveiros, normalmente tão frequentados quanto as salas de aula atende cerca de 200 estudantes do Ensino Fundamental.

"A Emef Hermínio Pagotto, integrante do Programa Municipal Educação do Campo, que contempla as especificidades da população do campo, a diversidade contida neste espaço, bem como os saberes e o direito de aprender de cada cidadã e cidadão de qualquer idade e lugar, há tempos tem reconhecimento nacional e conquistou prêmios relevantes, como o de Gestão Pública e Cidadania da Fundação Getúlio Vargas (2004), o I Prêmio Chopin Tavares de Lima, pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal de São Paulo - Cepam (2004), e o apoio da Embraer para o desenvolvimento de três projetos nas áreas de meio ambiente, tecnologia da informação e livro e leitura (2007 e 2010)", conta a secretária municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos.


ALÉM DOS MUROS
A segunda temporada da série de TV traz como tema principal "Educação além dos muros", que convida o telespectador a "viajar" e aprender com as experiências de educadores, pedagogos, pais e alunos, todos de forma integrada e compartilhada.

Gravados antes do início da pandemia, os episódios foram feitos por uma equipe que percorreu mais de 18 mil quilômetros em todo o País, registrando iniciativas que conseguiram transformar realidades locais e propiciar educação de qualidade para os alunos, segundo os idealizadores do programa.

Mais detalhes sobre a série e os projetos educacionais que farão parte da temporada estão disponíveis no Instagram e Facebook @sementesdaeducacao e no canal no YouTube "Sementes da Educação".


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON