Aguarde...

cotidiano

Limpeza em "bolsão" de lixo irregular é realizada em Araraquara

Lixo era depositado em frente a represa Chácara Flora, Prefeitura identificou autor do descarte irregular que será autuado

| ACidadeON/Araraquara


Retirada de lixo irregular é realizada em frente da represa Chácara Flora (Foto: Tetê Viviane)
 Na última terça-feira (13), a reportagem encontrou um bolsão de lixo irregular a céu aberto em frente a represa da Chácara Flora, na zona norte de Araraquara. Havia fraldas, restos de comida, plástico, latas, muita sujeira. 


Nesta quinta-feira (15), a força-tarefa da Vigilância em Saúde realizou um arrastão de limpeza no local, que é de preservação ambiental. Com 115 trabalhadores envolvidos, foi retirado um grande volume de materiais inservíveis depositado irregularmente da área.  

Nesse primeiro dia de trabalho, as ações dos Apoiadores no Combate à Dengue foram concentradas no entorno da represa com recolhimento de lixo.

Os Agentes de Controle de Endemias vistoriam as casas e quintais das chácaras para ações de bloqueios aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti e orientações sobre o descarte regular de resíduos sólidos. 

Também os fiscais de controle de fauna sinantrópica atuam no mapeamento de possíveis esconderijos de animais peçonhentos (aranhas, escorpiões e cobras). 

Avenida da Represa da Chácara Flora tem se tornado depósito de lixo, área é de preservação ambiental (Foto: Amanda Rocha)
Já os fiscais da Vigilância em Saúde visitam os pontos de pequenos recicladores para esclarecer dúvidas sobre o descarte de resíduos sólidos e reforçar o apoio da Vigilância para providenciar o recolhimento.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos e a Recicla Brasil colaboram com a força-tarefa na Chácara Flora.

AUTOR DO DESCARTE IDENTIFICADO
O setor de inteligência da Guarda Municipal, órgão ligado à Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, identificou nesta terça-feira (13), o autor de um descarte irregular de resíduos em uma Área de Preservação Permanente (APP) na Chácara Flora. 

A identificação do responsável pelo crime ambiental se deu por meio de imagens cedidas por moradores do bairro às equipes da força-tarefa da Vigilância em Saúde. O próximo passo será autuar o responsável pelo crime com envio do caso às forças policiais e ao Ministério Público.

Cabe lembrar que, de acordo com as Leis Municipais 6.352/2015 e 860/2014, o descarte irregular de resíduos sólidos é passível de multa e a população pode denunciar à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, através do telefone (16) 3339-5000 ou pelo e-mail secmeioambiente@araraquara.sp.gov.br.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON