Publicidade

cotidiano

ON EXPLICA: O que são os gases poluentes que respiramos

Segundo a Cetesb, a qualidade do ar em Araraquara é considerada muito ruim nesta quinta-feira (9)

| ACidadeON/Araraquara -

Tempestade de poeira em Araraquara (Foto: Amanda Rocha)
 
A qualidade do ar em Araraquara está muito ruim. Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) o índice de qualidade do ar chegou a 156 nesta quinta-feira (9), em uma escala de 0 a 200. Isso significa que o nível de poluentes na atmosfera deixam a qualidade do ar muito ruim.

O poluente predominante no ar é o MP10, que é o material particulado resultante das queimadas. Com isso, o ar de Araraquara fica repleto de ozônio, que é um gás altamente reativo e oxidante.  

"O poluente tóxico forma o oxônio e estes gases circulam na atmosfera principalmente por causa das queimadas. Os compostos reagem com o sol e por isso, a qualidade do ar fica tão ruim, ainda mais no período em que o sol está mais quente entre 12h e 15h", explicou o professor  Arnaldo Alves Cardoso, professor de Química Ambiental da Unesp de Araraquara, em entrevista para o programa Manhã CBN.

Este gás poluente é invisível, mas faz muito mal à saúde. "respirar este ar traz prejuízos para a saúde principalmente de crianças e idosos", reforça. 

Uma dica é tentar manter o ambiente limpo, arejado e úmido. "Uma toalha na janela de casa pode ajudar", orientou o professor. 


Mais notícias


Publicidade