Publicidade

cotidiano

Botânico terá 100 mudas plantadas neste Dia da Árvore em Araraquara

Entre as espécies escolhidas para o plantio está o Ipê-Amarelo, um dos símbolos da região

| ACidadeON/Araraquara -

Parque Botânico terá 100 mudas plantadas neste Dia da Árvore (Foto: Amanda Rocha)
 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e o Daae Araraquara realizam nesta terça-feira (21), um plantio de 100 mudas no Parque Botânico para celebrar o Dia da Árvore.  O objetivo é estimular a conscientização e a sensibilização dos moradores da cidade em relação à importância da arborização urbana.  

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, explica que no Brasil, se definiu o dia 21 de setembro para comemorar o Dia da Árvore por anteceder o início da primavera no Hemisfério Sul que, dependendo do ano, pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro. "O objetivo deste dia é conscientizar sobre a importância da preservação das árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à natureza".  

IPÊ-AMARELO 
Para o plantio no Botânico o Ipê-amarelo foi escolhido. Segundo Porsani, porque a árvore é um símbolo da nação, pois quando suas flores amarelas caem no chão, principalmente em locais com grama verde, lembra-se da bandeira do Brasil. "Além disso, entre os meses de agosto e setembro é a época em que as flores do ipê-amarelo desabrocham, coincidindo com o dia da independência do Brasil, em 7 de setembro".


O gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Luiz Iost Teodoro, reforça que serão plantadas cerca de 100 mudas no local, sendo 70 doadas pela própria Secretaria de 40 pelo mandato da vereadora Thainara Faria. 

"Iremos plantar espécies nativas (Ipê Amarelo, Ipê Branco e Ipê Roxo, Mirindiba e Aldrago), exóticas (Pata de Vaca e Escova de Garrafa) e frutíferas (Goiabeira, Pitangueira e Ingá)", diz Teodoro.
 
DIA DA ÁRVORE
O gerente de Conservação, Arborização e Biodiversidade, Fernando de João Braga, salienta que a importância do dia da árvore é o simbolismo, trazer reflexão sobre a importância das árvores e de preservá-las. "Árvores dão frutos, sombra, melhoram o clima e a qualidade do ar. A atenção e o respeito com as árvores devem ser diários dada a sua importância".

Mais notícias


Publicidade