Publicidade

cotidiano

Santa Casa desenvolve projeto para levar positividade para pacientes da oncologia

Projeto foi desenvolvido por psicóloga e terapeuta ocupacional da unidade

| ACidadeON/Araraquara -

Projeto foi desenvolvido por psicóloga e terapeuta ocupacional da unidade
Levar um pouco mais de carinho e positividade para aquelas mulheres que estão encarando uma verdadeira batalha. Esse é o objetivo do projeto #TBT, que vem sendo desenvolvido no setor da Oncologia da Santa Casa de Araraquara. 

O projeto traz um quadro com a história de dez mulheres que venceram o câncer e decidiram compartilhar sua vitória.

De acordo com a psicóloga do hospital Natasha Carlos Siqueira, 30 anos, o projeto #TBT desenvolvido em conjunto com a terapeuta ocupacional Adriana Argenton, teve início em julho, na unidade respiratória, onde eram atendidos os pacientes com covid-19.

"A ideia era trazer o relato de ex-pacientes para servir de inspiração e incentivo, tanto para os pacientes como para os funcionários que estavam trabalhando na linha de frente. Na época deu super certo, os funcionários se emocionavam e os pacientes se inspiravam, mas, com o fim da nossa unidade respiratória, precisamos repensar o projeto. Durante uma reunião do Grupo de Trabalho e Humanização (GTH) surgiu a ideia de levar esse quadro para a oncologia, casando com outubro rosa", explica. 

A psicóloga começou a buscar pacientes que venceram o câncer, ou que estavam finalizando o tratamento e que se sentiam confortáveis em contar suas histórias. 

"A gente pede uma foto e a história da descoberta do diagnostico, o tratamento, do apoio que recebeu e a pessoa deixa um recadinho para os pacientes que estão recebendo o diagnostico agora, que estão começando toda sua batalha. E novamente tivemos um retorno muito positivo, tanto por parte dos pacientes e familiares, como dos próprios funcionários, que se emocionaram ao rever os pacientes que eles cuidaram".

Para Natasha, todas as histórias são maravilhosas, mas algumas acabam trazendo um impacto maior. "As histórias das funcionárias daqui que tiveram câncer e fizeram o tratamento com a gente nos impactam muito, pois elas trabalham aqui com a gente", conta. 

Funcionárias como a enfermeira Elaine Aparecida Santos da Silva, de 54 anos, que há 28 anos dedica sua vida a cuidar dos pacientes da emergência da Santa Casa. Em 2014 Elaine precisou dar uma pausa de três meses em sua dedicação ao próximo para cuidar de si mesma. 

Em uma consulta de rotina, Elaine descobriu um nódulo na mama esquerda e precisou dos cuidados de suas colegas de profissão. 

"Foi feita a pulsão e era um câncer maligno. O ginecologista falou muito comigo, falou sobre os procedimentos, já fui direto para cirurgia. Era um nódulo pequeno, a cirurgia correu tudo bem e depois disso tive que fazer 33 sessões de radioterapia e quimioterapia oral. O tratamento durou três meses e fiquei fora do meu trabalho, fazendo tudo com muita positividade. O ambiente que eu trabalho, preciso ter essa postura e sempre penso positivamente, afinal, estou lá com os pacientes, para cuida deles". 

Foi por receber tanto apoio e palavras de incentivo que Elaine fez questão de deixar um recado no quadro, para trazer mais esperança e força para aquelas que estão iniciando o tratamento. 

"O que digo para as mulheres é: se cuidem, vá ao ginecologista regularmente, faça o autoexame da mama, após os 40 anos faça a mamografia, porque ainda tem muita gente que não realiza esses exames, pois tem preguiça, ou acha que nunca vai ter nada. Mas quanto antes souber melhor e a cura é mais rápida. Eu me curei, graças a Deus. Realizo exames anuais e os resultados tem sido negativos", ressalta. 

Ainda de acordo com a psicóloga, o objetivo é deixar o quadro fixo na oncologia. "No próximo mês tem o novembro azul e vamos convidar os homens para contar suas histórias. A partir de dezembro, vamos convidar mais pessoas e, assim, seguir com o projeto. O convite fica aberto para todos que fizeram tratamento aqui na Oncologia de Araraquara, para relembrarmos esses momentos", finaliza.

Mais notícias


Publicidade