Publicidade

cotidiano

Comércio de Araraquara vai abrir normalmente durante o carnaval

Convenção Coletiva de Trabalho definiu como funcionará o comércio no carnaval e em outros dois feriados no primeiro semestre

| ACidadeON/Araraquara -

 

O comércio Araraquara poderá abrir normalmente no carnaval, segundo decisão em Convenção Coletiva de Trabalho (Foto: Amanda Rocha/ACidadeON)

 

O comércio de Araraquara vai abrir normalmente nos dias 28 de fevereiro e 1° de março (segunda e terça de carnaval), de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho 2021/2022 divulgada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio). 

"O carnaval nunca foi feriado, o país para por convenção. Então, fizemos esse acordo, tendo em vista a pandemia, a necessidade de recuperação da economia e das empresas, pois temos 14 milhões de desempregados", ressaltou Antonio Deliza, presidente do Sincomercio.  

Ele explicou ainda que, tradicionalmente, as horas trabalhadas no período noturno de Natal são compensadas no carnaval e nos dias 2 de janeiro e 26 de dezembro. No entanto, neste ano os dias 2 e 26 caírem no domingo.

Os estabelecimentos comerciais que optarem por não abrir no carnaval poderão compensar as horas, desde que tenham instituído banco de horas. "Está autorizado a trabalhar quem assim deseja. Quem não quiser compensa o horário, faz seu banco de horas normalmente", explicou Deliza. 

A convenção, estabelecida entre Sincomercio e Sindicato dos Empregados no Comércio (Sincomerciários), definiu normais para outros feriados no primeiro semestre deste ano.

Os lojistas de Araraquara também poderão abrir nos feriados de 21 de abril (Tiradentes) e 9 de julho (Revolução Constitucionalista de 1932), desde que solicitem o Certificado de Autorização para o Trabalho em Domingos e Feriados 2022, junto ao Sincomercio.

As empresas que desejarem abrir em até dois domingos no primeiro semestre também deverão adquirir o Certificado de Autorização e informar aos sindicatos com, no mínimo, 10 dias de antecedência do domingo que abrirá.

As determinações valem para o comércio de rua, ou seja, não incluem os shopping centers.

A íntegra da Convenção Coletiva de Trabalho 2021/2022 e os modelos para solicitações estão disponíveis no site do Sincomercio Araraquara.

Mais notícias


Publicidade