Publicidade

cotidiano

Moradoras conduzem horta comunitária orgânica em Araraquara

Horta Comunitária do São Rafael produz verduras orgânicos; vendas ajudam a complementar a renda de moradoras do bairro

| ACidadeON/Araraquara -

 

Mulheres conduzem horta comunitária no São Rafael; renda tem ajudado a complementar despesas de casa (Foto: Arquivo pessoal)

 


 

 

 

 

 


Verduras e legumes orgânicos fresquinhos são encontrados na Horta Comunitária do São Rafael, em Araraquara. A iniciativa começou em 2019 com seis moradoras do bairro junto a Coordenadoria de Agricultura do município. 

A princípio, as verduras  eram consumidas somente pelas famílias das moradoras, e distribuídas também para o Banco Municipal de Alimentos. Mas acabou dando tão certo que hoje elas comercializam os alimentos livres de agrotóxicos. 

"No início do projeto não visávamos venda, apenas consumo familiar dos participantes da horta mas desde o ano passado houve mudanças no projeto e agora podemos comercializar. Todos os meses fazemos doação dos alimentos para o banco de alimentos da cidade", comentou.  

 

 

Horta Comunitária do São Rafael é conduzida por mulheres (Foto: Divulgação)

COMIDA FRESQUINHA E NATURAL
Alface roxa, beterraba, quiabo, berinjela, temperos e até pancs são plantadas e colhidas por ali. As pancs são as plantas não convencionais alimentícias, mais conhecidas por ora- pro-nóbis, peixinho da horta e vinagreira. Os preços dos alimentos são fixos a R$ 3 reais. 

"Todos os produtos aqui são orgânicos e trabalhamos com vários tipos de temperos, como orégano fresco, manjericão, hortelã grosso", comentou Camila da Silva Marcos, 29 anos. 

Camila é estudante de gestão ambiental e uma das responsáveis pela horta. Ela comentou que como ainda estão no começo, não conseguem entregar as hortaliças, apenas retirada no local. 

"Quem conduz a horta somos nós mulheres do bairro. A renda complementa e tem ajudado muito em casa", contou. 

ONDE COMPRO?
A Horta Comunitária do São Rafael fica na Rua Cabo PM Benedito Vieira Góis, sem número, ao lado do posto de saúde.
Encomendas podem ser feitas pelo WhatssApp (16) 98815-0789

Mais notícias


Publicidade