Publicidade

cotidiano

Vacina da gripe é ampliada e Araraquara tem procura nos postos

A partir desta quarta-feira (22), qualquer pessoa com mais de seis meses pode se vacinar contra a doença em todas unidades de saúde

| ACidadeON/Araraquara -

 

Analista Geovana, ao lado da mãe Iraci, na fila da vacinação no Sesa - (Foto: Guilherme Leal/CBN Araraquara)

Com uma cobertura vacinal de apenas 44% dos grupos prioritários, a vacina contra a gripe foi estendida para toda população, a partir desta quarta-feira (22), em Araraquara. A meta era imunizar 90% do público-alvo. 

De acordo com a secretaria municipal de Saúde, os idosos são o público com maior adesão com 48%. Já as gestantes e puérperas têm a menor cobertura, com 25% e 19%, respectivamente. 

Com a ampliação da Campanha Nacional de Vacinação, qualquer pessoa com mais de seis meses de vida pode procurar uma das unidades de saúde do município para se vacinar.  

 
VEJA TAMBÉM 
Covid-19: Araraquara não registra morte pelo 3º dia seguido
Araraquara atende pacientes com pós covid gratuitamente


Foi o que fez a dona de casa Selma Regina. Ela sofre com rinite, mas lembra que deixou de ficar doente depois que começou a se vacinar contra a gripe. 

"Eu não tenho 60 anos. Mas, liberou eu vou para tomar, sempre tomei. Todos os anos, quando libera para abaixo da idade, eu tomo e acho muito importante. Eu não pego gripe quando tomo a vacina", disse à Rádio CBN. 

A vacina utilizada é trivalente, e todos os anos passa por atualização para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. Nesta campanha, a imunização contra a gripe protegerá contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B. 

Mesmo atrasado, o aposentado Arlindo Amaral, 71, se vacinou na unidade de saúde da Vila Xavier nesta quarta-feira. Ele disse que acredita no poder da vacinação. 

"Eu fiz uma cirurgia. Mas como estou há uns 20 dias em casa, agora, que estou podendo andar vim tomar a vacina. Apesar de ter pessoas que não acreditam, eu acredito na vacina", falou. 

A Geovana Alves é analista de mídias e foi se vacinar acompanhada da mãe, na unidade do Serviço Especial de Saúde (SESA). Ela falou sobre a importância da ampliação do público-alvo. 

"O fato de liberar ajuda a maioria das pessoas estar vacinada já que os grupos prioritários não tomaram antes", explicou.  

ONDE PROCURAR

A vacina contra a gripe pode ser aplicada juntamente com a da covid-19. As doses são aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas, em todas unidades de saúde do município. 

 
LEIA MAIS 
Polícia Federal de Araraquara realiza operação contra fraudes

Publicidade