Sábado é dia de combater o Aedes aegypti em Araraquara e região

Mutirão regional de combate à dengue é promovido pela EPTV em parceria com as prefeituras municipais

    • ACidadeON/Araraquara
    • Claudio Dias
ACidade ON - Araraquara
Mutirão de combate a Dengue é promovido pela EPTV com apoio das prefeituras municipais. (Divulgação)

Com apoio de mais de cem pessoas, Araraquara realiza neste sábado o segundo mutirão regional de combate à dengue promovido pela EPTV em parceria com as prefeituras municipais. Algumas cidades da região também participam. Estarão envolvidas equipes de saúde e voluntários para reforçar a guerra contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya, além de ser vetor urbano da Febre Amarela.

Todos os bairros serão visitados e o foco com a retirada de materiais inservíveis será na região do Jardim Roberto Selmi Dei, diz Luis Eduardo Tagliacozzo, do Controle de Vetores, setor responsável pelo combate a dengue. Os agentes de combate a endemias estarão distribuídos em nove equipes na região norte da cidade. Além disso, outros 100 agentes comunitários de saúde fazendo esse trabalho de intensificação das ações onde tem as unidades de saúde.

De acordo com o setor de combate ao mosquito, em 2015, foi a pior epidemia da história. No ano passado, os números foram altos também. Esse ano melhorou, mas nem por isso dá pra fraquejar. “Nós estamos no período mais crítico do ano com chuva e valor. Mosquito tem na cidade e a gente está tendo bastante trabalho para retirar os criadouros e removê-los de dentro das casas”, enfatiza Tagliacozzo.

Para o diretor de relações institucionais do grupo EPTV, Paulo Brasileiro, o objetivo do mutirão é dar visibilidade ao tema e contribuir com as cidades que já realizam esse trabalho. “Com esse trabalho é possível envolver a comunidade e contar que cada cidadão faça a sua parte”. Neste ano, o mutirão da EPTV conta com mais de 30 cidades na região central. Ao incluir as regiões da Campinas, Ribeirão Preto e Sul de Minas chegam a 120 o numero de cidades participantes.
 


1 Comentário(s)

Comentário

Leandro

Publicado:

Pessoal da região de Araraquara, é preciso tomar ações continuamente. O mutirão é uma iniciativa importantíssima. Desperta o cuidado necessário nas pessoas e também promove ações em lugares e situações que apenas uma pessoa não consegue resolver. Mas é preciso agir em casa, sem dúvidas. Para isso, criamos o FuraAedes. Um aplicativo Android que não te deixa esquecer de tomar uma atitude. Fica emitindo notificações até que você faça. Basta registrar uma ameaça. Se ela for cíclica, no momento certo o aplicativo te avisa de novo. Utilize, participe dos mutirões. Tome uma ação. Nós podemos vencer essa guerra juntos.