Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Parque do Basalto fecha e Prefeitura e Uniara divergem sobre administração

Uniara diz que devolveu a área para a Prefeitura; administração afirma que contrato com universidade termina apenas em 2018

| ACidadeON/Araraquara

Da reportagem
Parque do Basalto está fechado desde o começo de setembro (Foto: Amanda Rocha)


O Parque do Basalto, que fica no Jardim Santa Clara, em Araraquara, está fechado desde o início deste mês. Nos últimos 20 anos, a Uniara foi responsável pelo Parque, dando manutenção e preservando o espaço, agora, a instituição diz que acabou o contrato em agosto e por isso, devolveu o Parque ao Poder Público. A Prefeitura avalia o caso.

O Parque do Basalto é uma reserva ambiental em Araraquara. Um espaço que chama a atenção pela diversidade de plantações e também pela cachoeira, uma das atrações do parque. Sempre aberto à população, o local é considerado um dos maiores atrativos da cidade.

VEJA FOTOS

Da reportagem
Cachoeira do Parque do Basalto é uma das atrações do local (Foto: Arquivo Uniara)


“No período em que a universidade esteve à frente da manutenção e preservação do espaço, cumpriu com seu papel social e estruturou o local para que recebesse o público, oferecendo conforto e lazer, além de se preocupar com a questão relacionada à preservação ambiental, tão valorizada pela instituição. Agora, a Uniara estima que o Parque do Basalto, que fez e faz parte da história da universidade, continue a oferecer as inúmeras opções de diversão, entretenimento e bem-estar aos visitantes”, diz a Uniara em nota à imprensa.

Da reportagem
Parque do Basalto em Araraquara (Foto: Amanda Rocha)


Em nota, a Prefeitura de Araraquara informa que o contrato de cessão do Parque do Basalto para Uniara (Universidade de Araraquara) foi firmado em 1998, com a validade de vinte anos. Logo, o contrato se encerra em 2018. "A Uniara protocolou um ofício solicitando a antecipação da devolução do Parque ao município. O pedido está sobre análise do jurídico". 

Sem acordo assinado apesar de algumas reuniões terem sido realizadas ao longo do dia, o Parque está fechado por tempo indeterminado, como diz um aviso colocado no portão da reserva ambiental.

Mais do ACidade ON