Com 2.360 casos confirmados de dengue, Araraquara intensifica as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e promove, neste sábado (09), arrastão em ao menos quatro bairros.
A ação contra os criadouros reúne agentes da Saúde da Prefeitura e atiradores do Tiro de Guerra passa pelas regiões do Jardim Indaiá, São Rafael, Oitis e Boa Vista.
Os trabalhos de varredura por possíveis criadouros nas residências, com vistoria e retirada de materiais que possam acumular água acontece das 7 às 13 horas.
A estimativa da Prefeitura é de que 50 atiradores do Tiro de Guerra e cerca de 100 servidores municipais participem da ação pelas ruas da região Norte neste fim de semana.
Em média, 30 mil casas são visitadas por mês por equipes da Saúde. A Prefeitura apontou que em metade delas o trabalho não é concluído devido à falta de autorização para entrada.
Com isso, nesta sexta-feira (08), um carro de som passou pelo bairro para comunicar e solicitar a colaboração dos moradores no atendimento dos agentes no arrastão.
Alessandra Cristina do Nascimento, gerente de Controle de Vetores, ressaltou ser imprescindível o auxílio do público para o sucesso do trabalho.
“Essa ação visa eliminar o máximo de possíveis criadouros dos imóveis e terrenos. É importante que o morador receba nossos agentes e colabore com essa ação. Somente juntos conseguiremos barrar a transmissão de dengue na nossa cidade”, explicou.
No último sábado (02), o arrastão passou pelos bairros Jardim Adalberto Roxo e do Jardim Veneza, de onde foram retirados 10.290 quilos de materiais inservíveis dos quintais das residências, de terrenos e de áreas de mananciais daquela região.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Ouvidoria da Vigilância Epidemiológica, que é o 0800-7740440, ou no WhatsApp da Prefeitura, o (16) 99760-1190.
NÚMEROS DA EPIDEMIA
Segundo a Vigilância, no ano de 2022 foram registrados 2.360 casos confirmados de dengue. Foram 150 casos em janeiro, 683 casos em fevereiro e 1.527 em março.
Neste ano, seis mortes causadas pela dengue foram registradas em Araraquara.
Os sintomas de dengue são febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo.
No momento em que o paciente procurar o atendimento, ele deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP.
ATENDIMENTO
O Centro de Atendimento de Dengue funciona no hospital de campanha, diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 21h.
E todas as unidades de saúde do município também atendem casos suspeitos de dengue – os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e as UPAs, 24 horas.
Vale acrescentar que a UPA da Vila Xavier, que desde o início da pandemia de covid-19 atendia exclusivamente casos da síndrome gripal, retomou o atendimento de outras patologias, inclusive dengue.