Diariamente, 800 ml de leite são utilizados na maternidade Gota de Leite de Araraquara para amamentar crianças que estão hospitalizadas, principalmente, na UTI neonatal. Com esta demanda, seriam necessários aproximadamente 24 litros todos os meses – número que está bem distante da realidade.
“A gente tem disponível uma quantidade menor do que esse e precisa de uma quantidade maior de doação”, disse a nutricionista, Ana Lécia Cristina da Silva, em entrevista à EPTV.
O único requisito para se tornar doadora de leite materno é ser saudável e estar amamentando. Os kits com todo o material utilizado durante a doação são fornecidos pela própria maternidade.
VEJA TAMBÉM
Enfermeira de Santa Lúcia promove arrecadação para comprar par de órteses
Araraquara estende vacinação contra a gripe à população em geral
Os leites passam por um equipamento de pasteurização, que prolonga a sua vida útil. Quando congelado, o alimento tem prazo de validade de 15 dias, porém, se pasteurizado, pode chegar a seis meses.
A médica da Gota de Leite, Ester Bergamini, que já foi doadora, reconhece as dificuldades que muitas lactantes podem enfrentar neste período, mas reforça com orientações a importância deste gesto.
“Eu sempre enfatizo para as mães que eu sei que a demanda da maternidade é difícil para gente pensar em trazer o leite até aqui. Então, eu explico que o cadastro é feito uma única vez, quando são colhidas as sorologias, às vezes, porque dependendo do pré-natal nem precisa, e a maternidade busca na casa das mães, semanalmente”, explicou.
A funcionária pública, Kátia Rodrigues Roque, se preparou para chegada do filho Benício. Há 5 meses, ela cumpre a rotina diária de doações, sabendo que o gesto representa.
“Muitas mães falam: ‘mas vai faltar para o seu bebê’, não vai faltar. Quanto mais você estimular, quanto mais beber, mais tirar, mais vai produzir e você vai pode ajudar outras crianças”, afirmou.
Há dois meses, o convívio entre a Naellen Victória Costa Lima e o filho Samuel tem sido na UTI neonatal da Gota de Leite. O bebê nasceu prematuro na 25ª semana de gestação e, desde então, depende do alimento.
“Momento de muito amor, pureza, poder alimentar”, disse enquanto segurava uma sonda que alimentava a criança. (Com informações da EPTV)
SERVIÇO
Mais informações sobre doações na maternidade Gota de Leite podem obtidas pelo telefone (16) 3305-1530.
LEIA MAIS
Motoristas de app prometem paralisar nesta segunda-feira no Brasil