O estado de São Paulo “voltou a respirar” depois da onda de queimadas do fim de semana. Na manhã desta terça-feira (27), todas as estações da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) registram boa qualidade do ar, com exceção de Cubatão, no litoral, que aparece como moderado.
Araraquara, por exemplo, apresenta neste momento o índice 13 para a presença de poluentes suspensos no ar. Em uma escala de 0 a 40, o indicador é considerado bom.
Este controle da qualidade do ar é feito por uma estação da Cetesb atrás da pista de atletismo, na Vila Yamada, com base em cinco tipos de poluentes: O₃, NO₂, MP2,5, MP10 e CO.
A Cetesb classifica a qualidade do ar em boa, moderada, ruim, muito ruim e péssima, dependendo da quantidade dos poluentes encontrados no ar.
Em meio às queimadas e à presença de fuligem e poeira na atmosfera, Araraquara chegou a registrar qualidade ruim na última quinta-feira (22), permanecendo assim até domingo (25).
Entre 21 e 24 de agosto, as queimadas cresceram exponencialmente na cidade e o Corpo de Bombeiros registrou 36 focos de incêndio, sendo sábado o pior dia, com 15.
Mesmo com a melhora nas condições climáticas, com a frente fria que derrubou as temperaturas e a chuva que melhorou a qualidade do ar, o risco de incêndios florestais continua no estado de São Paulo. De acordo com a Defesa Civil, o estado pode voltar à situação de alerta nesta terça-feira e entrar em emergência entre quarta e sábado (31).
Segundo o Climatempo, nos próximos dias, o ar voltará a ficar muito seco, com níveis de umidade abaixo dos 20% no interior de São Paulo.