Com a queda de casos de dengue em Araraquara, a Secretaria de Saúde do município deve encerrar o atendimento no dengário no dia 20 de junho.
De acordo com o secretário da pasta, Dr. Abelardo Ferrarezi de Andrade, a procura pelo serviço do dengário caiu 82% em relação ao período mais crítico da epidemia, que foi a terceira maior em 10 anos em Araraquara.
“Atualmente são menos de 60 atendimentos por dia, caiu bastante. No pico da epidemia, o dengário realizava até 340 diariamente”
disse o secretário de Saúde de Araraquara.
O chefe da pasta ainda avalia que o suporte do dengário tenha evitado o agravamento de casos e, consequentemente, internações.
Em seis meses, a cidade contabilizou mais de 16 mil confirmações e registrou seis óbitos. Desde o início da epidemia de dengue, segundo o secretário, Araraquara investiu aproximadamente R$ 12 milhões com estrutura em saúde – o que inclui compra de insumos, aluguel de equipamentos, custos com pagamento de horas-extras de servidores e contratação de terceirizados. Deste montante, aproximadamente R$ 8 milhões foram direcionados ao dengário.
Histórico da reabertura do dengário
Diante do decreto de estado de emergência em saúde em Araraquara – por conta da situação da dengue no município- em 18 de fevereiro, a Secretaria de Saúde reabriu o dengário no dia 21 do mesmo mês.
Localizado no antigo CEAR (Centro de Eventos de Araraquara e Região), o espaço centralizou os atendimentos à pacientes com quadro da doença, afim de dar suporte e evitar sobrecarga das unidades de saúde.
Durante o período em operação, o horário de atendimento chegou a ser ampliado em período de aumento dos casos, para suprir a demanda.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Araraquara? Siga o perfil do acidade on Araraquara no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Araraquara no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Araraquara e região por meio do WhatsApp do acidade on Araraquara: (16) 99151-3088.