Com queda nas temperaturas, o estoque do Hemonúcleo de Araraquara está 70% abaixo do ideal. Segundo o corpo técnico as doações de sangue vem caindo.
Desde a última semana, a média de doações diárias chega a 23, quando a necessidade mínima é de 60 doações por dia.
Os estoques dos tipos sanguíneos O positivo e O negativo são os que estão mais críticos. De acordo com o diretor do Hemonúcleo, Reinaldo Bonfá, a queda significativa nas doações afeta não só Araraquara, mas também diversas cidades.
- Participe do nosso grupo no WhatsApp (Clique aqui)
- Participe do nosso Canal no Whatsapp (Clique aqui)
- Participe da nossa comunidade no Telegram (Clique aqui)
“São 10 cidades atendidas e 13 serviços e é importante que a população se mobilize para conseguir manter o estoque funcionando nessa época, porque os tratamentos oncológicos não pararam, acidentes acontecem em viagens de férias, então tem essas questões que tem que ser resolvidas.”
Atualmente, o Hemonúcleo atende hospitais públicos, privados e filantrópicos em Araraquara, Américo Brasiliense, Borborema, Descalvado, Ibitinga, Itápolis, Porto Ferreira, Taquaritinga, Nova Europa e Tabatinga.
Em Araraquara são distribuídos hemocomponentes para Santa Casa, Hospital São Paulo, Maternidade Gota de Leite e serviços de Hemodiálise.
Bonfá garante que mesmo no frio, o local preza pelo conforto de quem procura exercer a solidariedade. “Aqui é um ambiente controlado em termos de temperatura, então não é tão frio, dá para fazer a doação e a gente tenta deixar o doador o mais confortável possível.”
As informações sobre quem pode e como doar estão disponíveis no site do Hemonúcleo. Já os agendamentos podem ser feitos pelo Whatsapp da instituição, pelo número (16) 3301-6102.
A unidade fica na Avenida da Saudade, 58, no Centro, e o agendamento para doações funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30.
QUEM PODE E COMO DOAR
- Apresentar documento oficial com foto (RG, carteira de habilitação ou carteira de trabalho);
- Ter entre 18 e 60 anos;
- Pesar mais de 50 quilos;
- Estar em boas condições de saúde;
- Não estar em jejum;
- Após o almoço, aguardar 3 horas para doar, evitando alimentos gordurosos;
- Não fumar 1 hora antes e evitar bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
- Dormir pelo menos 6 horas na noite anterior à doação.
*Com informações da EPTV

