- Publicidade -
AraraquaraCotidianoCom UPAs em reforma, pacientes chegam a aguardar 3h em UR do Melhado

Com UPAs em reforma, pacientes chegam a aguardar 3h em UR do Melhado

Pacientes adultos estão sendo encaminhados para duas unidades de emergência no município desde 12 de junho: a UPA do Valle Verde e a Unidade de Retaguarda do Melhado

- Publicidade -

Com UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) passando por reformas em Araraquara, pacientes adultos estão sendo encaminhados para duas unidades de emergência no município desde 12 de junho: a UPA do Valle Verde e a UR (Unidade de Retaguarda) do Melhado.

Com a centralização dos atendimentos de urgência e emergência da cidade, o tempo de espera para atendimento de pacientes na unidade de retaguarda do Melhado na tarde desta quarta-feira (19), chegava a 3h segundo apurado pela reportagem do acidade on.

- Publicidade -

Demora

WhatsApp Image 2024 06 19 at 4.13.59 PM 2024 06 19 22 41 50 jpeg 2024 06 19 22 41 50

A autônoma Ana Beatriz de Moura, de 24 anos, não esperava ter que aguardar tanto tempo para ser atendida na tarde desta quarta. Ela chegou pouco depois do horário do almoço na unidade com sintomas como febre e infecção de ouvido. “Desde ontem com febre, não estou conseguindo comer, foi medida a temperatura e ainda estou com febre.” Por volta 16h09, ela havia apenas passado pela triagem de classificação de risco.

“Tá demais, tá surreal. Da hora que a gente chegou poucas pessoas entraram. Da hora que eu cheguei as pessoas que aguardavam ainda estão aqui”, finalizou.

Na segunda-feira (17), a atendente Raquel Lima Virgílio, de 22 anos, esteve no Melhado para tomar medicação via intravenosa. Segundo ela, o tempo de espera também foi a média desta quarta-feira, 3h. Hoje, ela estava no local novamente, há quase duas horas, com sintomas de pneumonia. Acostumada a usar os serviços da UPA Central ela percebeu uma diferença no tempo de atendimento.

“Senti que está demorando mais. Mas tem que esperar, não tem jeito”, opinou a atendente.

A empregada doméstica Simone Aparecida Oliveira Campos, fazia 38 anos de idade nesta quarta. Ela não esperava passar o aniversário na espera da unidade.

- Publicidade -

Quando foi abordada pela reportagem, já fazia 1h30 que aguardava. Em menos de uma semana, essa foi a terceira vez que procurou a unidade por causa de um problema intestinal. As primeiras visitas ocorreram no domingo (16) e na terça-feira (18).

“No domingo estava bem demorado. Ontem estava bem lotado, muito lotado mesmo, mas demora bastante, o mais demorado foi 2h”, disse.

“No domingo eles passaram o remédio, eu tomei o remédio e aí eu voltei aqui e era outra coisa que eu tinha. E aí o médico passou outro remédio, outro médico. E aí ontem eu consegui fazer o exame e agora estou aqui esperando o resultado”, disse a paciente. “É cansativo, porque o corpo está mau, está ruim, não consigo me alimentar deste sexta-feira, só na base do soro”, disse a paciente.

Moradora do Parque Gramado, ela costumava ir na UPA da Vila Xavier, que está fechada. “Lá era uma horinha mais ou menos”, finalizou Simone.

UPAs em reforma

WhatsApp Image 2024 06 19 at 4.24.30 PM 2024 06 19 22 42 08 jpeg 2024 06 19 22 42 08

Três UPAs passam por reformas em Araraquara. A UPA da Vila Xavier foi totalmente desativada no dia 9 de junho e teve sua estrutura clínica transferida para a Unidade de Retaguarda do Melhado. Pouco depois, no dia 12 de junho, a UPA Central também teve a ala adulta transferida para a UR de Melhado e os atendimentos odontológicos suspensos, mas continua com a ala pediátrica atendendo normalmente.

O remanejamento dos atendimentos das UPAs Central e da Vila Xavier para a Unidade de Retaguarda do Melhado faz parte de um plano de contingência traçado pela Secretaria Municipal de Saúde para atender as demandas das unidades no período das obras, considerando a estrutura física que o local oferece.

Já a UPA do Valle Verde também passa por reformas na Ala Pediátrica, mas continua atendendo adultos. O atendimento pediátrico da UPA Valle Verde foi transferido para a Unidade Básica de Saúde (UBS) “Dr. Ednan Theodoro Nogueira” desde o dia 14 de junho.

As obras na UPAs com um investimento de R$ 6,9 milhões, fazem parte de um pacote de 24 obras na área da Saúde custeadas pelo Governo Federal por meio do Ministério da Saúde, sendo seis delas eleitas no Orçamento Participativo. A assinatura da Ordem de Serviço para início das obras fez parte da agenda do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Araraquara, no último dia 24 de maio.

UPA CENTRO 2020 17 07 AmandaRocha 6
Prefeitura de Araraquara deve apresentar cronograma de obras para melhorias na UPA Central (Foto: Arquivo/Amanda Rocha)

O que diz a prefeitura

Questionada pela reportagem do acidade on sobre o tempo de espera na UR do Melhado, a prefeitura disse que o tempo médio de espera era de 1h40 nesta quarta-feira

Disse também que das 7 até às 15 horas, foram abertos 314 atendimentos na UR, o que é considerável dentro da normalidade no pronto-atendimento. Disse também a unidade conta com 5 médicos na porta (consultas), 1 ortopedista, 1 clínico nos leitos de observação e 1 médico emergencista que garantem o atendimento.

Veja a nota abaixo na íntegra:
“A Coordenadoria das Unidades de Urgência e Emergência do município esclarece que o tempo médio de espera para atendimento médico na UR do Melhado, na tarde desta quarta-feira (19) está em 1h40. Das 7 até às 15 horas, foram abertos 314 atendimentos na UR, o que é considerável dentro da normalidade no pronto-atendimento.
Vale ressaltar que as UPAs de Araraquara trabalham com indicadores melhores que os traçados pelo Ministério da Saúde, que orienta tempo médio de espera de 120 minutos para casos menos graves e de 240 minutos para casos leves. Nos casos de urgência, a orientação é 50 minutos; nos casos muitos urgentes, 10 minutos, e os de emergência, o atendimento tem que ser imediato.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que vem trabalhando muito para melhorar cada vez mais esses indicadores, que já estão acima da média, e garantir assistência médica de qualidade aos usuários das UPAs. Prova disso são os investimentos que estão sendo realizados nas unidades, que garantirão reforma e ampliação das estruturas, atendendo com isso demanda da população e também dos profissionais da saúde.
Hoje, a UR Melhado está realizando os atendimentos de adultos que eram feitos na UPA Central (parcialmente desativada) com toda a estrutura física e clínica da unidade em obras. São 5 médicos na porta (consultas), 1 ortopedista, 1 clínico nos leitos de observação e 1 médico emergencista que garantem o atendimento.
Não procede, portanto, registro de pacientes que aguardam atendimento médico a mais de 3 horas, conforme apontado pela reportagem. O que pode ocorrer é o paciente passar por exames e ter que aguardar os resultados para retornar ao médico ou ter prescrição de medicamento intravenoso. Esses são procedimentos que podem aumentar o tempo de permanência na unidade.”

- Publicidade -
Raquel Baes
Raquel Baeshttps://www.acidadeon.com/araraquara/
Raquel Baes é formada em Jornalismo pela Universidade de Araraquara (Uniara) desde 2018. Passou pelas redações do Portal g1, EPTV Central e atualmente escreve para a editoria de Lazer e Cultura do acidade on Araraquara

veja mais

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas