O trabalho do Corpo de Bombeiros para combater as chamas em uma loja de produtos descartáveis e de limpeza, no Centro de Araraquara, que começou na tarde deste sábado (7), completou quase cinco horas. Neste momento, as equipes tentam controlar um dos focos aos fundos do estabelecimento.
“A gente chegou ao local com muito fogo. O trabalho inicial foi isolar o incêndio para proteger as residências que estão ao lado e ao fundo. Inclusive, tem um galpão ao lado do comércio que tem líquidos inflamáveis, álcool, aerossol. Então, foi uma das prioridades, porque caso se alastrasse seria um complicador muito grande“, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros, Cássio Koitsi da Luz, em entrevista à EPTV.
Com o combate avançando noite adentro, uma máquina retroescavadeira está sendo utilizada neste momento para abrir caminho dentre os destroços. O objetivo é permitir que os bombeiros consigam se aproximar do foco mais afastado.
“Tem um foco no fundo da edificação que está isolado. A gente está com a máquina abrindo caminho para conseguir fazer o combate até este fundo. Mas o incêndio está controlado“, afirmou Koitsi.
Segundo o engenheiro da Defesa Civil, Carlos Alberto Ribeiro, “aparentemente, até o momento, não há risco para vizinhos.” “Onde está mais abalado, tem uma distância considerável, não vai atingir vizinho. Mas existe o risco de cair uma parte de alvenaria durante o procedimento de combate ao incêndio”, ponderou.
O INCÊNDIO
O incêndio começou por volta das 15h e consumiu os produtos que estavam na loja, além da estrutura metálica do teto. Uma parede ao lado do estacionamento também cedeu.
O proprietário Eduardo Del Acqua disse desconhecer o que pode ter provocado as chamas. “Não tenho ideia, porque eu fecho a loja sempre do mesmo jeito, aciono o alarme e saio. Não faço ideia do que possa ter acontecido”, disse.
Por conta do feriado, a loja não funcionou neste sábado (7). Mas vizinhos relataram que um serviço de manutenção foi realizado no local horas antes do incêndio.
O comerciante Airto José Sbrussi, que é proprietário de um comércio em frente lamentou as perdas. “É uma loja nova, tudo organizadinho, tudo certinho. A gente está sempre com eles. Não dá para entender, tem coisas que não dá para entender. Dá um dó, uma pena. Eles são gente boa, trabalhadora, pessoas honestas“, disse.
Bastante abalado, o proprietário lembrou dos anos de trabalho para construir o comércio da família. “Então, tudo pegou fogo, 27 anos de história. Eu e minha família construímos tudo isso aí. E, agora, acabou“, lamentou.
O Corpo de Bombeiros acredita que o fogo deve ser combatido ainda neste sábado. As causas ainda serão investigadas. (Com informações da EPTV)