- Publicidade -
AraraquaraCotidianoCongresso sobre uso terapêutico da cannabis reúne especialistas na Unesp em Araraquara

Congresso sobre uso terapêutico da cannabis reúne especialistas na Unesp em Araraquara

Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) reúne especialistas para debater o tema em abril; inscrições podem ser feitas até 28 de fevereiro

- Publicidade -

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Unesp, em Araraquara, recebe o Congresso Sobre o Uso Terapêutico de Cannabis sativa L. Prof. Dr. Elisaldo Luiz de Araújo Carlini (COTECANN), entre os dias 7 e 11 de abril. O evento terá participação de pesquisadores e profissionais de saúde, entre outros especialistas. As inscrições para participar, presencialmente ou online, podem ser feitas até 28 de fevereiro pelo site oficial.

A organização do evento é feita em parceria com a Associação Terapêutica Cannabis Medicinal Flor da Vida, ONG com foco no uso medicinal da cannabis, fundada em Franca.  

- Publicidade -

O COTECANN busca tratar de temas que possam impulsionar as pesquisas científicas, a regulamentação e o acesso ao uso terapêutico da planta. Nos últimos tempos, vem ganhando corpo o debate sobre o uso terapêutico de Cannabis sativa L. – popularmente conhecida como maconha – no tratamento de condições médicas como dor crônica, epilepsia, ansiedade e doenças neurodegenerativas.

Entre os tópicos que serão abordados estão: políticas de regulamentação; sistema endocanabinoide; métodos de análise aplicáveis na pesquisa e controle de qualidade; métodos de extração e purificação de canabinoides; acesso a produtos de cannabis e o associativismo no Brasil.

O nome do congresso presta homenagem ao médico e pesquisador Elisaldo Luiz de Araújo Carlini, professor emérito da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pioneiro no estudo da cannabis medicinal no país. 

CONVIDADOS

Com base nos impactos da utilização terapêutica da cannabis na saúde coletiva, a programação do evento se destaca pela gama diversa de convidados. A agenda do COTECANN contará com representantes do Uruguai, Colômbia e Paraguai, países que já implementaram legislação sobre a maconha medicinal. 

Dividido em cinco dias, o cronograma inclui palestras, rodas de conversa, mesas-redondas e visita técnica. As taxas de participação variam de acordo com a categoria do interessado – graduando, pós-graduando, profissional ou pesquisador – que deve ser comprovada no ato da inscrição. Pessoas trans e estudantes assistidos por políticas de permanência são isentos da taxa de inscrição. 

- Publicidade -

A submissão de trabalhos será aceita até dia 15 de fevereiro de 2025. Para mais informações e para consultar a programação completa do COTECANN, visite o site oficial do evento, neste link, ou o Instagram do congresso, neste link.

CONFIRA ALGUNS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

  • Visita técnica à Associação Terapêutica Cannabis Medicinal Flor da Vida – Franca-SP;
  • Mesa-redonda: “História, Ancestralidade e Proibicionismo da cannabis no Brasil”, com Cleopatra da Silva Planeta (FCF/UNESP), Eliana Rodrigues (UNIFESP), Gustavo Maia  (UFF) e Luísa Saad (UFBA);
  • Palestra: “Sistema Endocanabinoide: As possibilidades da terapia com canabinoides”, com Antônio Waldo Zuardi (FMRP/USP); 
  • Mesa-redonda: “Acesso a cannabis medicinal por populações sócio vulneráveis e pessoas com transtornos por uso de substâncias”, com Andrea Donatti Galassi (UnB), vereadora Fabiana Virgílio (PT) e Lourinalda Luiza Dantas da Silva (UFRPE)
  • Palestra: Ativismo e Associativismo: O impacto social das associações canábicas, com Enor Machado e Erik Torquato;
  • Palestra: “Desenvolvimento de medicamentos e produtos para saúde contendo derivados de Cannabis sativa L.”, com Priscila Gava Mazzola (UNICAMP).
- Publicidade -

veja mais

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas