A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Unesp, em Araraquara, recebe o Congresso Sobre o Uso Terapêutico de Cannabis sativa L. Prof. Dr. Elisaldo Luiz de Araújo Carlini (COTECANN), entre os dias 7 e 11 de abril. O evento terá participação de pesquisadores e profissionais de saúde, entre outros especialistas. As inscrições para participar, presencialmente ou online, podem ser feitas até 28 de fevereiro pelo site oficial.
A organização do evento é feita em parceria com a Associação Terapêutica Cannabis Medicinal Flor da Vida, ONG com foco no uso medicinal da cannabis, fundada em Franca.
O COTECANN busca tratar de temas que possam impulsionar as pesquisas científicas, a regulamentação e o acesso ao uso terapêutico da planta. Nos últimos tempos, vem ganhando corpo o debate sobre o uso terapêutico de Cannabis sativa L. – popularmente conhecida como maconha – no tratamento de condições médicas como dor crônica, epilepsia, ansiedade e doenças neurodegenerativas.
Entre os tópicos que serão abordados estão: políticas de regulamentação; sistema endocanabinoide; métodos de análise aplicáveis na pesquisa e controle de qualidade; métodos de extração e purificação de canabinoides; acesso a produtos de cannabis e o associativismo no Brasil.
O nome do congresso presta homenagem ao médico e pesquisador Elisaldo Luiz de Araújo Carlini, professor emérito da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pioneiro no estudo da cannabis medicinal no país.
CONVIDADOS
Com base nos impactos da utilização terapêutica da cannabis na saúde coletiva, a programação do evento se destaca pela gama diversa de convidados. A agenda do COTECANN contará com representantes do Uruguai, Colômbia e Paraguai, países que já implementaram legislação sobre a maconha medicinal.
Dividido em cinco dias, o cronograma inclui palestras, rodas de conversa, mesas-redondas e visita técnica. As taxas de participação variam de acordo com a categoria do interessado – graduando, pós-graduando, profissional ou pesquisador – que deve ser comprovada no ato da inscrição. Pessoas trans e estudantes assistidos por políticas de permanência são isentos da taxa de inscrição.
A submissão de trabalhos será aceita até dia 15 de fevereiro de 2025. Para mais informações e para consultar a programação completa do COTECANN, visite o site oficial do evento, neste link, ou o Instagram do congresso, neste link.
CONFIRA ALGUNS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
- Visita técnica à Associação Terapêutica Cannabis Medicinal Flor da Vida – Franca-SP;
- Mesa-redonda: “História, Ancestralidade e Proibicionismo da cannabis no Brasil”, com Cleopatra da Silva Planeta (FCF/UNESP), Eliana Rodrigues (UNIFESP), Gustavo Maia (UFF) e Luísa Saad (UFBA);
- Palestra: “Sistema Endocanabinoide: As possibilidades da terapia com canabinoides”, com Antônio Waldo Zuardi (FMRP/USP);
- Mesa-redonda: “Acesso a cannabis medicinal por populações sócio vulneráveis e pessoas com transtornos por uso de substâncias”, com Andrea Donatti Galassi (UnB), vereadora Fabiana Virgílio (PT) e Lourinalda Luiza Dantas da Silva (UFRPE)
- Palestra: Ativismo e Associativismo: O impacto social das associações canábicas, com Enor Machado e Erik Torquato;
- Palestra: “Desenvolvimento de medicamentos e produtos para saúde contendo derivados de Cannabis sativa L.”, com Priscila Gava Mazzola (UNICAMP).

