Araraquara completa 204 anos neste 22 de agosto e mantém a tradição e preservação de lugares e paisagens lindas. É só dar uma volta pelo centro, praças ou parques para curtir os espaços públicos que a cidade oferece, além de um belo pôr do sol.
1- BUENO DE ANDRADA
Um dos pontos mais conhecidos e procurados em Araraquara é o distrito de Bueno de Andrada. Aos finais de semana o local recebe muita gente de cidades vizinhas e até mais distantes.
As famosas Coxinhas Douradas faz de Bueno uma rota gastronômica. Uma antiga estação de trem remete a uma época passada, com muito charme e nostalgia, e a igreja do distrito encanta principalmente no entardecer, no pôr do sol.
A praça do Daae, localizada na Fonte Luminosa, é palco da infância dos arararaquarenses, e traz muita memória afetiva.
O parquinho, o chafariz colorido e feirinhas que acontecem por lá são um atrativo.
Antes da pandemia, shows e apresentações culturais eram frequentes. É um dos locais mais visitados por famílias na cidade.
3-ASSENTAMENTO BELA VISTA
O assentamento Bela Vista atrai muita gente para sessão de fotografia e curiosos. É que lá fica o secular Casarão do Assentamento, um local com muita história e lenda.
Alguns dizem que é mal assombrado, mas é um símbolo de uma época dos barões do café. Vale a pena visitar e conhecer mais da história rural de Araraquara.
4- BOULEVARD DOS OITIS
O principal corredor verde da Morada do Sol, a Rua Voluntários da Pátria, também conhecida como rua Cinco e Boulevard dos Oitis não poderia ficar de fora.
É um dos principais cartões postais de Araraquara, e encanta também com suas charmosas ruas de paralelepípedo.
A rua 5 tem a menor temperatura da cidade, podendo ser de até 6º C, e a sensação de frescor ao se andar por ela é imediata.
O local também tem o Museu a Céu Aberto, com pegadas de dinossauros em suas calçadas e é um convite a mais. De dia ou de noite, com suas luzes acesas, o Boulevard dos Oitis é um encanto.
5- PRAÇA DA MATRIZ
Praça da Igreja Matriz de São Bento é icônica e foi marco histórico na construção da cidade. Localizada no coração de Araraquara foi também onde se configurou o famoso linchamento dos Britos. A praça é cercada de lendas e mistérios.
Há anos, uma música clássica era tocada no chafariz, onde fica a estátua da águia, que segundo a lenda protege a Igreja Matriz e a cidade de Araraquara.