Aguarde...

cotidiano

Paciente de São Carlos com covid19 esteve em Araraquara

Homem passou o final de semana na cidade, segundo informações da Prefeitura; agora, ainda mais há uma preocupação com a transmissão do vírus na cidade

| ACidadeON/Araraquara

Paciente que testou positivo em São Carlos esteve em Araraquara (Foto: divulgação/Pixabay)
 
O paciente confirmado com covid19 na vizinha São Carlos esteve em Araraquara no final de semana. Agora, ainda mais há uma preocupação com a transmissão do coronavírus na cidade.  

Segundo as novas diretrizes do Ministério da Saúde, por causa da situação no Estado de São Paulo que tem 286 casos confirmados e 7.669 suspeitos, Araraquara já é considerada como tendo transmissão comunitária, mesmo sem ter nenhum exame confirmado laboratorialmente. 

"O Ministério da Saúde alterou a definição de caso, então hoje Araraquara, que está dentro do Estado de São Paulo já tem transmissão sustentada e comunitária, apesar de a gente não ter confirmado nenhum caso", explica Fabiana Araújo, coordenadora de Vigilância Epidemiológica. 

Ela ressalta que Araraquara tem um monitoramento dos vírus em circulação e até agora, o coronavírus não entrou na cidade. "O monitoramento de toda a rede nos revela que o vírus não entrou na cidade e se entrou está incubado".  

Fabiana diz ainda que até o aumento no número de atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) é normal nesta época do ano, dada a circulação de outras síndromes gripais.  

"Entretendo sabemos que não estamos ilhados e o vírus vai entrar. O caso confirmado de São Carlos esteve em Araraquara e o vírus vai chegar. A questão é que estamos fazendo todo um trabalho para que quando o vírus chegue não atinja uma curva tão acentuada e não sobrecarregue nosso sistema de saúde", afirma ela.  

Casos leves

A orientação é para que as pessoas que tenham sintomas leves não procurem o sistema de saúde. Fiquem em casa para que o vírus não circule ainda mais. Com as novas diretrizes do Ministério da Saúde, a partir de agora, apenas casos mais graves serão testados.  

Lembrando que o covid19 tem os mesmos sintomas que a gripe, como tosse, dor no corpo e febre. Os casos mais graves são os que geram falta de ar e consequentemente complicações respiratórias.   

A transmissão ocorre através de gotículas de saliva, espirros, acessos de tosse, contato próximo e superfícies contaminadas, por isso, a melhor forma de prevenir é evitar aglomerações e lavar as mãos várias vezes ao dia.

Suspeitos
Até essa quinta-feira (19), Araraquara tem dez casos suspeitos de covid 19, sendo que nove estão em isolamento domiciliar e um caso está internado no Hospital Estadual de Américo Brasiliense (HEAB).

Mais do ACidade ON