Aguarde...

cotidiano

Prefeitura quer UPA da Vila Xavier como referência a covid-19

Proposta deve ser apresentada ao Comitê criado para discutir o tema; horário de atendimento nas unidades básicas pode ser ampliado

| ACidadeON/Araraquara

UPA Vila Xavier pode ser referência ao coronavírus em Araraquara (Amanda Rocha/ACidadeON)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier pode ser transformada em uma unidade de referência no atendimento a suspeitas de coronavírus em Araraquara. A informação é do prefeito Edinho Silva (PT) que deve apresentar o tema ao comitê que debate medidas para conter a chegada do vírus na cidade.  

Segundo o prefeito, está sendo construída uma mudança no modo de atendimento do município para que seja possível criar um único local para atender os casos suspeitos da doença. Mas, apesar disso, Edinho Silva ressalta os passos que precisam ser feitos, antes de procurar atendimento presencial nas unidades de saúde.  

"Nós orientamos os passos: primeiro o 0800 771 7723, para que o paciente tire as dúvidas por telefone. Se for um resfriado simples, não procure nenhuma unidade, que se cuide em sua própria casa, porque é muito mais seguro. Se tiver qualquer dúvida, aí procure uma unidade da prefeitura e quando tiver muito caracterizado nós vamos organizar um espaço só para atendimento desses casos", explica.  

Ainda de acordo com o prefeito, a escolha da UPA da Vila Xavier é por considerar que o local possui a melhor estrutura para tanto. Porém, para concluir a mudança seria necessário o reforço no número de médicos da UPA Central. Ainda não há uma definição sobre o assunto.   

Unidades Básicas
Ao final da reunião do Comitê de Contenção ao coronavírus ficou definido que as unidades básicas de saúde vão suspender os atendimentos eletivos para atuar no Pronto Atendimento. "Será reduzido também o número de atendimentos agendados nos centros especializados do município a partir de segunda-feira (23)", diz um trecho do documento lido em um ao vivo pela secretária de Comunicação Priscila Luiz.  

Mais do ACidade ON