Aguarde...

cotidiano

Araraquara não tem casos confirmados; veja fake news de Araraquara

Notícias falsas assustam a população; não espalhe fake news

| ACidadeON/Araraquara

ACidadeOn contra fake news (Foto: Pixabay)
 
Em tempo de pandemia e desespero muitas informações falsas surgem e alarmam ainda mais a população. Em Araraquara não é diferente. Mais notícias falsas estão sendo divulgadas nas redes sociais.   

Confira.

- Araraquara tem casos confirmados de covid-19? Mentira
Segundo a secretária de Saúde, Eliana Honain, até a manhã deste sábado (21), a cidade não tem casos de covid-19 confirmados. Tem casos suspeitos, um paciente internado no Hospital Estadual de Américo Brasiliense (HEAB) e nenhuma morte. 

- O Centro Cirúrgico da Santa Casa fechou? Mentira
A Santa Casa de Araraquara suspendeu as cirurgias eletivas, aquelas que não são urgentes. O hospital está preparado para atender os casos graves de covid-19, junto com o Hospital Estadual de Américo Brasiliense (HEAB), que é referência no tratamento de doenças infectocontagiosas. Entre as medidas tomadas estão também a redução de visitas.   
 
-Teve morte na região? 
Até este sábado (21) duas pessoas morreram em Matão com suspeita de covid-19. Lá são 13 casos suspeitos da doença.

-Ninguém deve sair de casa sem máscara? Mentira.
A orientação da secretária de Saúde, Eliana Honain, é que o uso de máscara seja feita por pessoas doentes, com sintomas de gripe.   
 
Está em dúvida em relação ao que é verdade ou mentira? Mande sua dúvida pra gente pelo Whatsapp ON - (16) 99260 1301.

Entenda
O coronavírus causa infecção respiratória. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). Os principais sintomas são comuns de uma gripe, como dor no corpo, coriza, tosse e febre alta.

O que você precisa fazer
-Lavar muito bem as mãos várias vezes ao longo do dia;
-Cobrir o nariz ao tossir;
-Manter ambientes bem ventilados;
-Evitar aglomerações.  

Estou com sintomas de covid-19, o que devo fazer? 
A orientação da Secretaria de Saúde é: As pessoas que apresentam síndrome gripal: febre e tosse ou dor de garganta, falta de ar, acompanhado de pelo menos um dos seguintes sintomas: dor no corpo, dor de cabeça e dor nas articulações, devem permanecer em casa, em isolamento social, e, caso haja agravamento do quadro, procurar o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Também tem um número de telefone, o 0800 771 7723 foi disponibilizado para tirar dúvidas sobre o coronavírus e funciona durante a semana das 7h30 às 22h.

Mais do ACidade ON