Aguarde...

cotidiano

0800 do corona em Araraquara recebe mais de 100 ligações por dia

Entre as principais dúvidas tiradas estão sobre sintomas, exames e a necessidade de buscar atendimento

| ACidadeON/Araraquara

0800 do coronavírus recebe mais de 100 ligações por dia
O número de ligações recebidas por meio do 0800 da ouvidoria da Secretaria de Saúde de Araraquara vem crescendo de maneira gradativa e já superam as 100 ligações diárias.
"O canal foi lançado há uma semana e registrou 40 ligações em seu primeiro dia - segunda-feira (16). O número foi crescendo e já registram, em média 100 ligações diárias", explica a secretária da Saúde, Eliana Honain.  

Ainda de acordo com a secretária, a maior parte das ligações estão relacionadas aos sintomas, exames e se há necessidade de procurar atendimento. Além disso, com o início da campanha de vacinação, a maior parte da demanda de segunda e terça-feira (24) eram relacionadas a vacina contra a gripe. 

"As ligações estão aumentando a cada dia. Ontem estava mais tranquilo e hoje estamos com um movimento muito grande e precisa ter mesmo. Fechamos, inclusive, uma parceria com os alunos da medicina da Uniara e docentes, expandimos o número de ramais, para as pessoas não ficarem esperando e as pessoas devem ligar. O importante é não ficar com dúvidas. Expandimos os horários e dias de atendimento, tudo para que as pessoas não fiquem com dúvidas e não criem pânico", ressalta.  

Tira dúvidas
O canal faz parte das diferentes ações iniciadas pela Prefeitura na semana passada, visando conter o coronavírus na cidade e impedir aglomerações nas unidades de saúde da cidade. Para tirar dúvidas sobre o coronavírus, a população deve ligar no 0800 771 7723, das 7h30 às 16h30.  

"A recomendação é de que qualquer morador que tiver algum sintoma, ou precisar de orientação deve ligar para a ouvidoria antes de procurar uma unidade de saúde. Uma técnica de enfermagem está responsável por este atendimento, que já recebeu cerca de 40 ligações nesta segunda-feira e a Prefeitura trabalha para deslocar mais uma funcionária para esse trabalho na ouvidoria", afirma Honain.  

Isolamento domiciliar
Por precaução, a Prefeitura orienta que todo e qualquer morador que retornar de viagem do exterior, independente do País ou continente deve ficar sob isolamento domiciliar por sete dias, mesmo que não manifeste os sintomas. Em caso positivo para os sintomas, a orientação é para que fique 14 dias em isolamento domiciliar.  

Entenda o que o Coronavírus
O Coronavírus causa infecção respiratória. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).  

O que você precisa fazer
-Lavar muito bem as mãos várias vezes ao longo do dia;
-Cobrir o nariz ao tossir;
-Manter ambientes bem ventilados;
-Evitar aglomerações.

Mais do ACidade ON