Aguarde...

cotidiano

Feriado de 9 de julho deve ser adiantado para 25 de maio

Araraquara irá acatar a decisão do Governo do Estado com o objetivo de aumentar isolamento social; outros feriados ainda não tiveram mudança

| ACidadeON/Araraquara

Feriado de 9 de julho será adiantado para 25 de maio  (Foto: Amanda Rocha/ACidadeON)
 
A Prefeitura de Araraquara esclarece que seguirá o decreto do Governo do Estado de São Paulo que altera a comemoração do feriado estadual da Revolução Constitucionalista, celebrado em 9 de julho, para a próxima segunda-feira (25).

O objetivo é melhorar a taxa de isolamento social nos municípios paulistas.

O projeto de lei que antecipa o feriado de 9 de julho para 25 de maio, excepcionalmente no exercício de 2020, já foi enviado para análise da Assembleia Legislativa, em regime de urgência e, assim que a proposta fora aprovada, o município de Araraquara seguirá o decreto do governo estadual.

Os feriados municipais não sofreram alterações, até o momento.  

Na cidade de São Paulo, o prefeito Bruno Covas (PSDB) alterou por decreto dois feriados Corpus Christi (que seria celebrado no dia 11 de junho) e da Consciência Negra (20 de novembro). 

ISOLAMENTO
O isolamento social em Araraquara melhorou no último final de semana em Araraquara ficando entre 44% e 49%, mas o índice ainda é considerado muito baixo. A Organização Mundial da Saúde recomenda isolamento entre 60% e 70%.
O isolamento social está sendo monitorado pelo Governo do Estado para a conduzir as medidas de restrições da quarentena.  

"Temos batido na tecla do isolamento social porque ele é a forma mais eficaz de evitar o contágio e assim não sobrecarregar o sistema de saúde", diz Eliana Honain, secretária municipal de saúde.

O Governo do Estado estabeleceu os seguintes critérios para a flexibilização da quarentena: redução na transmissão do vírus por 14 dias seguidos, ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) abaixo de 60% e isolamento social acima de 55%. "O plano para retomada será regionalizado, respeitando a realidade de cada região do estado", reforça o prefeito Edinho Silva (PT).

CASOS
Araraquara registra nesta terça-feira (19), 156 casos confirmados de covid-19.

Aguardam resultados de exames 60 amostras. Do total de casos confirmados, 27 permanecem em quarentena e 125 já saíram.

Hoje, 11 pacientes estão internados em enfermaria, sendo que 10 estão internados em enfermaria - sete suspeitos e três casos confirmados- e um suspeito está internado na UTI.

Foram notificados, até o momento, quatro óbitos confirmados decorrentes de Coronavírus na cidade e três óbitos suspeitos aguardam resultados de exame. Nesta terça-feira, uma morte que estava na lista de suspeitas foi descartada.

Mais do ACidade ON