Aguarde...

cotidiano

Casos aumentam e Gavião Peixoto decide manter isolamento social

Na contramão da maioria dos municípios, cidade segue funcionando somente com serviços considerados essenciais

| ACidadeON/Araraquara

Gavião Peixoto possui sete casos do novo coronavírus e mantém isolamento social (Foto: Reprodução Redes Sociais)



Gavião Peixoto chega a sete casos confirmados do novo coronavírus nesta segunda-feira (1). O município, que foi um dos últimos a ter confirmações da doença, não aderiu ao modelo de flexibilização da economia, mantendo em funcionamento apenas serviços essenciais até 15 de junho.

Na contramão da maioria dos municípios da região, que aderiram ao "Plano São Paulo" - que prevê isolamento social "inteligente" -, Gavião considera que a curva na cidade começa a crescer a partir de agora e, por isso, não faria sentido fazer a reabertura gradual, com regras, da economia.

"Com todo respeito aos protocolos, a gente entendeu que como tivemos aumento do número de casos, não havia sentido flexibilizar algo que no nosso caso em específico começou a aumentar agora. Então nós optamos por não aderir", explica o prefeito Gustavo Martins Piccolo.

Segundo atualização dos dados da Saúde, Gavião Peixoto possui sete casos confirmados do novo coronavírus - sendo duas pessoas curadas e cinco em isolamento social -, além de 14 descartes. São investigadas oito suspeitas da covid-19.

"Na quinta-feira retrasada nós tínhamos dois, na semana passada passamos para cinco. É claro que é um número pequeno, mas eu entendi que era melhor tentar combater isso enquanto os números são iniciais do que quando as coisas se tornarem mais avolumadas", explica.

Gavião Peixoto até o momento fazia barreira sanitária para a entrada de veículos e pessoas na cidade, porém, segundo o prefeito, a ação deve ser suspensa, uma vez que o foco agora deve ser cuidar da transmissão comunitária.

"O mais importante de tudo é que a gente isole os casos existentes para que evite que eles possam se transformar em novos casos", finaliza.

NOVA EUROPA CONFIRMA NOVO CASO
Outro município da região com novas confirmações da covid-19 é Nova Europa. Com a nova atualização das autoridades de Saúde, a cidade contabiliza 26 positivados para o novo coronavírus. Deste número, 13 deixaram a quarentena, 12 estão curados e um está internado em enfermagem.

Mais do ACidade ON