Aguarde...

cotidiano

Flexibilização da quarentena é um erro, diz infectologista

Bernardino Couto destaca que o vírus está em uma curva ascendente e isso coloca a vida de todos em risco

| ACidadeON/Araraquara

Reabertura do comércio Araraquara ocorreu no dia 1 de junho (Foto: Amanda Rocha/ACidadeON)

A flexibilização da quarentena neste período de alta circulação dos vírus respiratórios, inclusive do coronavírus, é um erro, na opinião do médico infectologista Bernadino Alves Couto, professor do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (DMed UFSCar).

"No momento atual, de fase ascendente da curva epidêmica, nunca se deve fazer a flexibilização do isolamento social. Ainda mais na nossa região, que os números de casos são crescentes", diz ele.

Nesta quarta-feira (03), Araraquara teve recorde de confirmações em um mesmo dia. Foram 34 novos casos, somando 295 casos confirmados desde março.

Além disso, o Couto ressalta que nesta época do ano há um aumento comum das síndromes respiratórias por causa do tempo seco, sendo assim, já é previsto um aumento dos atendimentos nos sistemas de saúde.

Em Araraquara, sem contar a demanda com o coronavírus, a estimativa é de aumento de 30% dos atendimentos nas unidades de saúde por causa das doenças típicas do outono.

FLEXIBILIZAÇÃO
A reabertura gradual do comércio, que está ocorrendo desde a última segunda-feira (01) é vista como um risco. "Corremos inclusive o risco de ter que fechar tudo novamente, um lockdown. Neste caso, os prejuízos econômicos serão ainda maiores, sem contar as vidas que serão perdidas", afirma ele.

A secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, reforça que os números estão sendo monitorados e existe a possibilidade de voltar atrás e fechar tudo novamente, caso a doença avance a ponto do sistema de saúde não dar conta de atender os doentes.

"A transmissão existe, por isso, os números estão sendo monitorados, mas não temos dúvida que se a abertura da econômica estiver comprometendo a saúde, vamos voltar atrás", finaliza.

Mais do ACidade ON