Aguarde...

cotidiano

Veja os cuidados em casa quando se tem um doente com covid-19

A doença é altamente infecciosa e precisa do máximo de isolamento possível; o uso de máscaras é fundamental

| ACidadeON/Araraquara

O uso de máscaras mesmo dentro de casa é fundamental para quem está doente (Foto:arquivo/divulgação/Pixabay)
Para quem foi infectado pelo novo coronavírus, mas tem sintomas leves, a recomendação é ficar em isolamento em casa. Atualmente, o prazo máximo é de 14 dias, porém esse tempo pode ser prorrogado se exames comprovarem que o risco de transmissão permanece ou se os sintomas se agravarem.  

Obviamente, conviver com indivíduos infectados aumenta o risco de contaminação ainda que o coronavírus se espalha facilmente. É por isso que alguns cuidados são extremamente necessários, justamente para evitar que as pessoas saudáveis da casa se contaminem. 

A secretária municipal de Saúde Eliana Honain, diz que algumas recomendações são fundamentais e é preciso muito cuidado para não contaminar outras pessoas da família. "Primeiro reforçamos que todas as pessoas na casa do doente devem usar máscaras, em todos os momentos", diz.  

ISOLAMENTO DENTRO DE CASA
Como o infectado deve se isolar dentro de casa O indivíduo contaminado deve preferencialmente ficar em um cômodo exclusivo para ele. Esse quarto deve ser ventilado, portanto é importante que uma janela esteja sempre aberta. Já a porta, deve se manter fechada. O infectado deve ter um lixo no cômodo em que está isolado, para descartar resíduos e até máscaras e luvas, sempre que forem usadas. 

O ideal seria que esse paciente tivesse um banheiro só para ele também. Se não for possível, toda vez que ele tiver que sair do quarto, precisa usar uma máscara e higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel antes de tocar em objetos.
 
"Os utensílios deste paciente devem ser separados, se tiver um banheiro na casa, ele deve ser o último a tomar banho e depois disso, o banheiro deve ser lavado. A pessoa deve ficar em um lugar isolado, todos os seus utensílios devem ser separados, como pratos e talheres. As devem ser lavadas separadamente. A refeição também deve ser feita separada, a intenção é manter a pessoa o máximo possível distante", acrescenta. 

LIMPEZA
Importante reforçar que a limpeza do cômodo do infectado e do banheiro usado por ele devem ser feitas diariamente e o responsável pela limpeza deve usar máscara e luvas e desinfetar maçanetas, torneiras, interruptores, teclados, mesas, cadeiras, vaso sanitário. Água sanitária, álcool e detergente são os produtos mais indicado para a limpeza da casa. 

VEJA AS RECOMENDAÇÕES
- Isolar o doente o máximo possível; quando possível deixar um cômodo só para o doente;
- Limpar tudo o que a pessoa doente tocar;
-Lavar o banheiro sempre que o doente usar; quando possível utilizar um banheiro separado;
- Separar utensílios como pratos e talheres;
-Separar e lavar separado roupas inclusive toalhas e lençóis;
-Em todo o momento todos na casa da pessoa doente devem usar máscaras;
-Utilizar para a limpeza água sanitária, álcool e sabão.

Mais do ACidade ON