Aguarde...

cotidiano

Testagem em massa será realizada em idosos de Araraquara

Três bairros, onde tem mais concentração deste grupo de risco, estão no cronograma do projeto

| ACidadeON/Araraquara

  

Prefeitura está aplicando testes rápidos de acordo com cronograma da OMS (Foto: Arquivo)

A Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara vai realizar testagem em massa com idosos em três bairros da cidade para avaliar a contaminação pelo novo coronavírus. Esse grupo é considerado de risco para complicações decorrentes da covid-19.

A informação foi dada pela chefe da pasta, Eliana Honain, durante participação no ON Live News, transmitido pelo portal A CidadeON Araraquara, na última quinta-feira (26).

De acordo com Honain, com a medida, será possível saber o impacto da contaminação nesse grupo. Estão no cronograma os bairros Carmo, São Geraldo, Jardim Paulistano, atendendo a Vila Xavier. A previsão é que os testes comecem na próxima semana.

"Estamos testando em cima das recomendações do Ministério da Saúde e por isso, vamos aplicar o teste rápido nos idosos, que são grupo de risco, por isso, a testagem será nos postos destes bairros", diz ela.

TESTES RÁPIDOS
Araraquara recebeu do Ministério da Saúde 9 mil unidades desses testes rápidos para coronavírus e conta, ainda, com o apoio do Centro Universitário de Araraquara (Uniara) para a checagem de contaminação de servidores públicos da área da saúde e de agentes da segurança.

Esses dois grupos, de acordo com Honain, já foram testados por pulsão venosa. Foram 2 mil testes e pouco mais de 1% teve resultado positivo para a doença. Para Honain o número é baixo, mas revela que há contaminação nesses setores e, por isso, os cuidados são necessários.

"O teste se apresenta mais eficaz quando se faz através da punção venosa. Testamos toda a rede de saúde, toda a segurança pública e dos testes já aplicados a taxa de positividade é muito baixa e isso mostra que a população ainda está suscetível ao vírus", diz ela.

Outros grupos de servidores também estão em fase de testagem. Além deles, integram a lista os atletas profissionais ligados ao Fundesport.
 
"Estamos testando os atletas de alto rendimento e vamos testar todos os funcionários da Prefeitura que tem contato com o público, começando pelo paço municipal", reforça Honain.
 

Mais do ACidade ON