Aguarde...

cotidiano

Covid-19: Buscar tratamento tardio preocupa saúde municipal

Pacientes já chegam em estado avançado da doença e tratamento pode apresentar pouca eficácia

| ACidadeON/Araraquara

UPA Vila Xavier é referência no atendimento de suspeitas da covid-19
 


As equipes de Saúde monitoram diariamente os pacientes internados em Araraquara com a covid-19. É que o tratamento é mais eficaz e com menos chances de mortes em os pacientes que buscam atendimento médico precoce. Esse é o alerta da secretaria da Saúde em meio à pandemia do novo coronavírus.  

Segundo Eliana Honain a grande preocupação da pasta é a busca tardia por atendimento médico, pessoas que buscam essa ajuda quando o quadro já está grave.  

"As pessoas que não procuram o serviço nem para fazer o diagnóstico, nem sabe se está com coronavírus, chega com insuficiência respiratória, comprometido, ao realizar o exame já na internação a gente constata que é positivo e já entra em um quadro mais preocupante. Isso não temos como precisar. Por isso que é importante a gente reforçar que ao menor sinal e sintoma procure o serviço de saúde", explica.

Existem algumas reclamações de pessoas que buscam atendimento médico, mas que a própria unidade não realiza os exames. Honain traz uma explicação de que o protocolo só permite a realização do exame do terceiro dia dos sintomas e ela explica o porquê?
"Não é que a gente não quer coletar, é que não adianta, pois vai dar negativo. A pessoa não sabe se está com a doença ou não. Então espera o terceiro dia, vai a partir do terceiro dia, porque ai nós temos um prazo fidedigno em relação a doença. A pessoa precisa procurar a partir do terceiro dia para fazer o exame", ressalta.

Outra preocupação é estar com sintomas com menos de três dias, como agir com a segurança da família e das outras pessoas? Qual o protocolo a população deve seguir nesses casos?  

"Já ficar isolado. Se aparecer com sintoma gripal, tem que ficar isolado. Não devo trabalhar, nem sair da minha casa e manter esse isolamento dentro de casa, separar coisas pessoais, tomar cuidado ao usar um banheiro que outras pessoas usam, ter toda uma higienização ou cuidado porque a gripe se transmite de qualquer forma. O que a gente pede é que as pessoas respeite o isolamento assim que sentir os primeiros sintomas e vai coletar a partir do terceiro. A partir do primeiro dia de sintoma gripal, as pessoas têm que ficar isoladas", finaliza.

Mais do ACidade ON