Aguarde...

cotidiano

Ocupação de leitos UTI é cerca de 35% na região de Araraquara

Informação é do boletim do Comitê de Contingência da doença, emitido neste domingo (12), pela Prefeitura

| ACidadeON/Araraquara

Hospital da Solidariedade em Araraquara é uma das unidades referência da região (Foto: Amanda Rocha)
A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é de 34,7% na região de Araraquara. A informação é do monitoramento feito pelo Comitê de Contingência do Coronavírus, após análise dos números das 24 cidades que compõe a Diretoria Regional de Saúde 4 (DRS-4). 

O percentual de ocupação de leitos UTI e enfermaria são alguns dos pontos avaliados pelo Governo do Estado para classificação das regiões no Plano São Paulo, que prevê a flexibilização das atividades econômicas durante a pandemia da covid-19.  

Na última reclassificação, atualizada na sexta-feira (10), a região segue na faixa laranja, porém, a DRS-4 manteve boa avaliação de capacidade hospitalar - que é o cálculo entre UTI Covid e quantidade de leitos por 100 mil habitantes. 

Porém, dos 24 municípios que compõe a regional, a maioria teve aumento no número de casos confirmados e ocupação de leitos hospitalares nas últimas duas semanas. Com isso, segue na faixa laranja, já que para avançar na classificação é necessário bom desempenho de todos os municípios.

As três próximas atualizações programadas do Plano São Paulo estão previstas para os dias 24 de julho e 7 e 21 de agosto. Os índices epidemiológicos e capacidade hospitalar são verificados semanalmente e, em caso de piora acentuada, pode haver regressão de fase em caráter extraordinário.  

COVID-19 EM ARARAQUARA
A cidade de Araraquara registra 26 novos casos da covid-19 neste domingo (12). Com isso, o município, desde o início da pandemia, contabiliza 1.251 casos positivos da doença, sendo que 1.063 estão curados e 173 permanecem ativos, em quarentena.

Segundo as autoridades de Saúde, há ainda 160 suspeitas em investigação e 50 pessoas internadas por causa da doença, sendo 40 em leitos de enfermaria - sendo 7 suspeitos e 32 confirmados -, além de 10 internados em Unidade de Terapia Intensiva, sendo cinco suspeitos e cinco confirmados. Do total de internados, 37 são moradores de Araraquara, enquanto 13 são de municípios da região.

Ainda de acordo com a atualização deste domingo, a morte suspeita de um idoso, de 69 anos, registrada no último sábado (11), foi descartada após exame. Com isso, o número de mortes em decorrência do novo coronavírus em Araraquara segue sendo 15.

Mais do ACidade ON