Aguarde...

cotidiano

UPA da Vila Xavier recebe máquina que 'acelera' resultado da covid-19

Equipamento emite resultados em duas horas e será disponibilizado para pessoas com mais de 50 anos

| ACidadeON/Araraquara

UPA da Vila Xavier recebe máquina que 'acelera' resultado da covid-19
Uma máquina que reduz o tempo de espera dos resultados da covid-19 foi inaugurada na manhã deste sábado (1), na Unidade de Pronto Atendimento UPA da Vila Xavier, em Araraquara.  

O equipamento de imunofluorescência aponta se o paciente possui uma proteína criada pelo coronavírus e o resultado sai em duas horas.  

"Esse teste ficará disponibilizado para pessoas sintomáticas e que tenham mais de 50 anos, pois a partir dessa faixa etária a pessoa precisa ser internada e receber todos os antivirais, para que a doença não evolua e ele não necessite ir para um respirador ou para uma UTI", afirma o prefeito Edinho Silva (PT), durante live realizada nesta manhã.  

Ainda de acordo com o prefeito, pessoas com menos de 50 anos tem se mostrado mais resistentes ao vírus e por isso realizam os testes tradicionais, que serão analisados pela Unesp, Uniara e laboratórios particulares.  

"Foi feita uma locação desse equipamento de uma empresa de Ribeirão Preto e o município paga por teste realizado. A casa exame, a Prefeitura de Araraquara paga R$ 180", explica a secretária de Saúde, Eliana Honain.

Mais do ACidade ON